Valcke garante Nigéria na Copa das Confederações

ESPNValcke

Valcke

A Nigéria estará em campo na próxima segunda-feira, às 16h (de Brasília), para encarar o Taiti pela primeira rodada da fase de grupos da Copa das Confederações. Quem garante é o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke. Nesta quinta-feira, após reunião com membros da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local), no Rio de Janeiro, o dirigente da entidade máxima do futebol mundial garantiu que a equipe africana disputará a competição no Brasil, apesar dos rumores sobre uma greve entre os atletas."Eu falei com eles (dirigentes nigerianos). Eles estarão no avião, viajarão neste sábado e disputarão a Copa das Confederações. O problema está resolvido", confirmou o secretário-geral da Fifa durante a entrevista coletiva no Hotel Copacabana Palace.

Apesar da resposta confiante de Valcke, a pergunta era direcionada a outra pessoa. Também presente ao evento no Rio, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, se esquivou de responder sobre a polêmica nigeriana. "Acho que o Jérôme é mais indicado a dar essa resposta", disse o mandatário. Na sequência, antes de responder, Valcke brincou: "Obrigado, presidente".

A dúvida sobre a presença nigeriana na competição ocorreu após o empate por 1 a 1 com a Namíbia, pelas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2014. Insatisfeitos com a diminuição dos bônus que viriam a receber, em virtude de uma crise financeira na federação local, os jogadores ameaçaram boicotar a competição no Brasil como uma forma de protesto contra a medida.

A princípio, a delegação nigeriana embarcaria na madrugada desta quinta-feira, mas parte do elenco sequer deixou o hotel em Johanesburgo, na África do Sul, no qual se reuniu o grupo de atletas. A atitude obrigou a federação das Super Águias a cancelar o voo, remarcando para este sábado, segundo Valcke.

A previsão de 11 horas de viagem entre Johanesburgo e São Paulo, local da parada da delegação para a conexão a Belo Horizonte, local da estreia, prejudicará o planejamento da delegação antes da estreia contra o Taiti. A expectativa é de que a equipe desembarque no Brasil na noite do sábado ou até domingo, um dia antes do duelo pela primeira rodada do Grupo B da Copa das Confederações. Além de africanos e taitianos, a chave é composta pela Espanha e Uruguai.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos