Alagoas é primeiro do NE em número de crianças vacinadas contra pólio

Ascom SesauAscom Sesau

Alagoas alcançou 67,53% da meta estadual estabelecida para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, continuando em primeiro lugar na região Nordeste. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) nesta segunda-feira (17), 168.395 crianças entre seis meses e menores de cinco anos foram imunizadas. O objetivo da campanha é vacinar 249.351 crianças.

A faixa etária com maior índice de vacinados de seis meses a um ano, com 73,40%, seguida pelas de quatro anos (68,58%) e de dois anos (62,73%). Segundo o banco de dados, oito municípios alagoanos atingiram a meta, com mais de 95%; 78 com a cobertura entre 50% e 95% e enquanto 16 atingiram menos de 50% do preconizado.

A campanha segue até a sexta-feira (21), em mais de mil postos de vacinação espalhados pelo Estado. Para imunizar todas as crianças do público alvo, foram disponibilizados 3.500 vacinadores e distribuídas 330 mil doses da vacina oral às secretariais de Saúde, que também estão tendo apoio técnico e logístico do Governo de Alagoas em casos de necessidade.

Segundo a gerente estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro, foram realizadas visitas e disponibilizados veículos com tração para área de difícil aos municípios de Maribondo, Colônia de Leopoldina, Porto Calvo, Penedo, São Miguel dos Milagres e Arapiraca. A capital alagoana também recebeu apoio técnico, com visitas a diversos postos.

Ela destaca a importância da participação dos pais. “Apesar de sermos os primeiros do Nordeste, esse percentual poderia estar bem melhor. É preciso que os pais ou responsáveis procurem as unidades de saúde até o dia 21 para vacinar seus filhos, pois só assim eles estarão protegidos e poderemos evitar que eles adoeçam e morram. A pólio é uma doença grave e que ainda apresenta risco, pois não foi totalmente erradicada no mundo”, diz. A gerente do PNI destaca que, até agora, o Ministério da Saúde (MS) não levantou a possibilidade de prorrogar a campanha.

Dados

Há 24 anos, o Brasil não tem registros de poliomielite, estando livre do poliovírus desde 1990. Ainda assim, 16 países ao redor do mundo ainda apresentam casos, com três deles em situação endêmica – Paquistão, Afeganistão e Nigéria.

Em 2012 – quando foi instituída uma única etapa para a vacinação –, Alagoas atingiu 98,07% da meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS). Nos últimos anos, os percentuais ficaram em 98,62% (1ª etapa) e 97,17% (2ª etapa) em 2011; 83,82% e 91,66% em 2010 e 91,09% e 92,47% em 2009.

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular. A enfermidade é causada pela infecção pelo poliovírus, que se espalha por contato com muco, catarro ou fezes infectadas.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos