Defesa Civil Nacional decreta situação de emergência em municípios de AL

Em função do extenso período de seca na região do Semiárido, e em decorrência das intensas chuvas no Sul do país, o Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, decretou situação de emergência em 48 municípios nesta sexta-feira (12). As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União.

Por chuvas intensas e enxurradas, a Defesa Civil Nacional decretou emergência em quatro cidades do Paraná – Cruzeiro do Oeste; Rosário do Ivaí; Verê e Nova Prata do Iguaçu. Em Santa Catarina, também por enxurrada, foi reconhecida emergência em Três Barras. No último dia 10/7, o ministro Fernando Bezerra Coelho e a ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil), anunciaram repasses de R$ 8,5 milhões para auxílio à população do Paraná que sofre com as fortes chuvas que atingem o estado. Saiba mais.

Por estiagem, 37 cidades alagoanas decretaram emergência. Em Minas Gerais, os municípios reconhecidos foram Cristália Seca; Felisburgo e Santa Maria do Salto. No Piauí, Jatobá do Piauí. Em Pernambuco, Lagoa dos Gatos. Já no Rio Grande do Norte, a cidade foi Espírito Santo. Acesse aqui as portarias.

O Governo Federal já investiu, desde 2012, mais de R$ 12 bilhões para reduzir os efeitos da estiagem no semiárido brasileiro. São ações emergenciais e estruturantes, além de linhas especiais de crédito, para amenizar as perdas econômicas e ajudar o sertanejo na convivência com a seca que atinge mais de 10,6 milhões de pessoas em 1.422 municípios do Nordeste e de Minas Gerais. Para compensar as perdas na produção, o Governo Federal também prorrogou os prazos para aquisição de créditos rurais e estabeleceu a renegociação das dívidas agrícolas.

Confira lista de municípios alagoanos em situação de emergência

1Água Branca
2 Arapiraca
3 Batalha
4 Belo Monte
5 Cacimbinhas
6 Canapi
7 Carneiros
8 Coité do Nóia
9 Craíbas
10 Delmiro Gouveia
11 Dois Riachos
12 Estrela de Alagoas
13 Girau do Ponciano
14 Igaci
15 Inhapi
16 Jacaré dos Homens
17 Jaramataia
18 Major Isidoro
19 Maravilha
20 Mata Grande
21 Minador do Negrão
22 Monteirópolis
23 Olho D’Água das Flores
24 Olho D’Água do Casado
25 Olivença
26 Ouro Branco
27 Palestina
28 Palmeira dos Índios
29 Pão de Açúcar
30 Pariconha
31 Piranhas
32 Poço das Trincheiras
33 Quebrangulo
34 Santana do Ipanema
35 São José da Tapera
36 Senador Rui Palmeira
37 Traipu

Fonte: Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos