‘Fifa vai ter que repensar seus padrões’, diz ministro Gastão Vieira

Zeca Soares/G1 MAMinistro Gastão Vieira

Ministro Gastão Vieira

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, afirmou não acreditar que os protestos realizados no país durante a Copa das Confederações possa afetar o fluxo de turistas durante a Copa do Mundo de 2014. Em entrevista à rádio Mirante AM, Gastão disse que algumas questões entraram na pauta política por causa do evento esportivo que ocorrerá ano que vem, a exemplo da mobilidade urbana e das melhorias em aeroportos.

"Os aeroportos, por exemplo, entraram na pauta pela Copa do Mundo, mas também pelo grande fluxo de pessoas viajando no Brasil. Mas, para que possamos ter o povo brasileiro participando plenamente, a Fifa vai ter de repensar os seus padrões", afirmou o ministro do Turismo.

O objetivo é ampliar o diálogo com a Fifa, para tentar viabilizar mais acesso aos jogos. "Durante a Copa das Conferederações, havia uma satisfação com os estádios, mas uma insatisfação com os preços cobrados, como o lanche, os ingressos. O povo que frequenta a geral estava ausente. Vamos buscar, pelo menos, modalidade de ingresso mais acessível".

De acordo com Gastão Vieira, o nível de exigência da Fifa é muito elevado, mas, para os países, essa é uma oportunidade única de projeção. "Futebol é coisa de brasileiro. Quem vai fazer a Copa são os três milhões de brasileiros. Eu estou pensando é no brasileiro, porque é ele quem vai gerar renda, receita, vai pras ruas".

Vieira afirmou que 60% das pessoas que vêm já fizeram sua compra de passagem, já reservaram sua hospedagem. "Vamos ter o dobro dos jogos que teve na Copa das Confederações. Quem vem para cá, já planejou isso há mais de dois anos. Minha estimativa é de 600 mil turistas no Brasil na Copa do Mundo", disse.

Dados
A Copa das Confederações deixou R$ 750 milhões no Brasil, sendo R$ 340 mil diretamente, em restaurantes, hoteis, bares. Segundo dados do Ministério do Turismo, pelo menos 230 mil brasileiros viajaram para assistir aos jogos nas seis cidades-sede do torneio.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos