‘Super Quarta’ de amistosos inicia a temporada da Copa para as seleções

Globo.comRooney

Rooney

Foram embora as férias e, para muitos, a indesejada pré-temporada. Começa nesta quarta-feira, logo numa "Super Quarta", o calendário oficial das seleções em um ano que só acabará com a final da Copa do Mundo, no dia 13 de julho, no Maracanã. Além do Brasil, que visitará a Suíça, equipes como Itália, Argentina, Espanha, Alemanha, Inglaterra, França, Portugal, Holanda e tantas outras entrarão em campo em amistosos que, se não valem três pontos ou alguma classificação, têm o seu grau de importância na rota para o Brasil a 301 dias da abertura do MundialO jogo do Papa Francisco

Sem Lionel Messi e Mario Balotelli, lesionados, não há personagem que possa chamar mais a atenção em Itália e Argentina do que o Papa Francisco. Ele é a razão principal para a realização da partida, às 15h45m (de Brasília), já que é argentino e vive naturalmente no Vaticano. O Sumo Pontífice, que recebeu a visita das duas delegações na última terça, não estará presente no Estádio Olímpico, mas acompanhará o duelo com atenção.

– Será um pouco difícil para mim torcer para uma ou outra equipe, mas por sorte é um amistoso. E que seja verdadeiramente assim, eu vos peço – disse o bispo de Roma aos atletas durante o encontro.
A situação rendeu uma frase curiosa do goleiro e capitão italiano Gianluigi Buffon, que estava em frente a Messi, eleito o melhor jogador do mundo nos últimos quatro anos.

– Estou feliz porque finalmente pude conhecer alguém mais popular do que Messi. Ele nunca fez um gol em mim, também porque nunca nos enfrentamos – brincou Gigi.

Buffon tampouco terá a oportunidade, já que o craque do Barcelona voltou para o seu clube para cuidar de uma sobrecarga muscular. Sem o camisa 10, a tendência é que Gonzalo Higuaín seja o grande nome do time comandado por Alejandro Sabella. O treinador, porém, não confirma.

– Tenho muitos jogadores com desconfortos e dores que fizeram trabalho diferenciado e a partir do treinamento veremos se podem se juntar ao plantel – despistou.
Espanha joga pela primeira vez desde vice

Atual campeã do mundo, a Espanha segue viajando pelo planeta para cumprir os seus generosos contratos. O rival da vez será o Equador, em Guayaquil, às 17h (de Brasília), naquele que será o primeiro jogo desde o vice-campeonato na Copa das Confederações para o Brasil, no último dia 30 de junho. Nomes considerados "medalhões" como Xavi, Xabi Alonso, Piqué e Busquets não estão presentes. Oportunidade para o técnico Vicente del Bosque aproveitar jovens campeões da Eurocopa sub-21 na mesma época. É o caso de Isco, do Real Madrid, e Thiago Alcântara, do Bayern de Munique, por exemplo.
Se estão aqui é porque têm condições para jogar na seleção principal. Temos uma equipe estável na qual poucos jogadores superam os 30 anos. Essa seleção ainda tem futuro – afirmou o treinador.

Para Del Bosque, a má impressão deixada no Maracanã com a derrota na decisão não trará tantos prejuízos.

– Fizemos uma boa Copa das Confederações, mas nós realmente estávamos esgotados na final. O Brasil nos bateu com o hino – lembrou
Klose perto de recorde pela Alemanha

Não há Schweinsteiger, não há Mario Götze, Toni Kroos ou Julian Draxler. Mas há Miroslav Klose. No meio de tantos outros craques de Bayern de Munique e Borussia Dortmund, o veterano centroavante do Lazio pode marcar época nesta quarta. Ele está a um gol de igualar Gerd Müller como maior artilheiro da história da Alemanha, com 68 gols. O adversário, ao menos em tese, não aparenta ser dos mais difíceis: o Paraguai, em Kaiserslautern, às 15h45m (de Brasília).

Lanterna nas eliminatórias sul-americanas para a Copa, a seleção comandada por Victor Genes sofreu 23 gols em 12 partidas. Pior: somou apenas oito pontos e não irá se classificar para o Brasil, onde os alemães estão praticamente assegurados – cinco pontos os separam de Áustria, Suécia e Irlanda na tabela de sua chave.

– A Copa do Mundo já está ali na esquina. Essa é a contagem final. Para mim, o Paraguai não será um aquecimento, você pode dizer que esse jogo marca o começo da nossa rota para a Copa do Mundo – disse o técnico Joachim Löw, que visitou o país durante a Copa das Confederações para se ambientar.
Portugal x Holanda terá duelo de artilheiros

Em Faro, a partir das 16h30m (de Brasília), a seleção de Portugal espera que Cristiano Ronaldo repita diante da Holanda as atuações brilhantes que teve na pré-temporada com o Real Madrid – marcou seis gols. Já os holandeses também têm um astro em grande forma, o artilheiro Robin van Persie, que no último domingo marcou os dois gols da vitória por 2 a 0 do Manchester United sobre o Wigan no Community Shield, espécie de Supercopa da Inglaterra.

A Holanda também contará com Arjen Robben, herói da final da Liga dos Campeões com o Bayern de Munique, mas o treinador holandês Louis van Gaal deixou fora o meia Wesley Sneijder, do Galatasaray, carrasco do Brasil nas quartas de final da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Os holandeses esperam dar o troco nos portugueses, que os derrotaram por 1 a 0 nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2006, em um duelo marcado pela violência, com nada menos de quatro expulsões e 16 cartões amarelos.
França pega a Bélgica contra o retrospecto

A França de Franck Ribéry enfrentará em Bruxelas a vizinha Bélgica, às 16h (de Brasília), dona de uma geração dourada, comandada por Eden Hazard, Marouane Fellaini e Dembélé. O trio atua no Campeonato Inglês e ajudou a seleção a somar 19 pontos em sete jogos no Grupo A das eliminatórias. Curiosamente, os belgas, mesmo sem ter conquistado títulos expressivos, levam a melhor no confronto particular com os Bleus, campeões mundiais (1998) e bicampeões europeus (1984 e 2000): são 29 vitórias, 24 derrotas e 18 empates em 71 partidas.

Com Rooney, Inglaterra recebe a Escócia

Nas últimas semanas de mercado de transferências, a grande notícia que toma conta da seleção inglesa é a permanência ou não de Wayne Rooney no Manchester United. Ausente na vitória sobre o Wigan no último domingo, o atacante foi a campo e treinou normalmente durante o início da semana com os seus companheiros de seleção. O capitão Steven Gerrard acha que ele está pronto para a "batalha" contra a rival local Escócia, às 16h (de Brasília), independentemente se o futuro estiver reservado para o Chelsea.

– Ele é o bom e velho Wayne Rooney. Tem feito gols e está pronto para jogar. Ele se preparou muito bem, precisa de minutos para melhorar a forma física e tenho certeza de que está se coçando para começar jogando.

Fonte: Globo.com

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos