Deputadas reclamam dos baixos salários dos agentes de saúde

As deputadas Carmen Zanotto (PPS-SC) e Rosinha da Adefal (PTdoB-AL) chamaram a atenção para os baixos salários dos agentes de saúde, que recebem R$ 500, enquanto os médicos que vão trabalhar no interior pelo programa Mais Médicos receberão bolsas de R$ 10 mil.

Elas foram aplaudidas por dezenas de agentes de saúde presentes na audiência pública que a Comissão de Seguridade Social e Família promove com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para debater os critérios para a vinda de médicos estrangeiros para o Brasil e a aplicação de recursos públicos na Saúde.

O deputado Toninho Pinheiro (PP-MG) destacou o fato de o ministro apoiar a destinação de recursos para a Saúde por meio do orçamento impositivo, mas alertou que, desde 2008, os recursos vêm sendo mal geridos pelo ministério.

Padilha reconheceu a necessidade de ampliar a residência médica, mas ressaltou que as consequências dessa medida demorarão de 6 a 8 anos, por isso havia a necessidade da ação emergencial do programa Mais Médicos, implementado pela MP 621/13.

Ele citou ainda o exemplo da Inglaterra, onde 37% dos médicos são estrangeiros.

Fonte: Agência Câmara

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos