Feira Camponesa Itinerante chega ao bairro do Pinheiro

Priscylla Régia/Alagoas 24 HorasFeira Itinerante da CPT

Feira Itinerante da CPT

Entre os dias 15 e 17 de agosto, 15 (quinze) feirantes, vindos de 04 áreas de assentamento acompanhadas pela Comissão Pastoral da Terra de Alagoas participarão da “Feira Camponesa Itinerante”, que será realizada no estacionamento da Igreja Batista do Pinheiro.

A feira conta com uma grande variedade de alimentos produzidos de forma agroecológica. São cerca de 10 (dez) toneladas de alimentos como: Macaxeira, feijão, laranja, banana, mel, galinha de capoeira, milho verde abóbora, ovos de capoeira etc. além da tradicional tapioca e do pé-de-moleque feitos na hora.

A Feira Itinerante é realizada pelos agricultores e agricultoras apoiados pela CPT, em diversos bairros da capital Alagoana. De acordo com Heloísa Amaral, engenheira agrônoma, agente da CPT em Alagoas, “pensamos esta Feira nos bairros para atender duas diferentes demandas: primeiro a dos camponeses e camponesas com sua produção crescendo e com poucos espaços de comercialização; e segundo o dos consumidores de Maceió, que buscam produtos saudáveis vendidos direto pelos produtores que respeitam o meio ambiente.”

Com a realização desta edição da Feira Camponesa Itinerante, tentamos mais uma vez mostrar para a sociedade o verdadeiro resultado da reforma agrária, com a produção de alimentos e a valorização do povo do campo na busca pela concretização da cidadania.

A realização desta edição da Feira Camponesa Itinerante é fruto de uma parceira entre a Comissão Pastoral da Terra e o Governo do Estado através do ITERAL, além de ser um momento ecumênico apoiado pela Igreja Batista do Pinheiro e Paróquia Menino Jesus de Praga.

Feira Camponesa Itinerante
Feira Camponesa Itinerante, realizada quatro vezes ao ano, é uma iniciativa da Comissão Pastoral da Terra em Alagoas, que articula famílias acampadas e assentadas das regiões da mata e do sertão do Estado. O projeto leva em consideração a necessidade da preservação do meio ambiente, a valorização da cultura camponesa e aposta nas feiras livres como espaço de diálogo entre o campo e a cidade. É voltado para o resgate da memória histórico-cultural do nosso povo, levando alimentos sadios, produzidos nas áreas da Reforma Agrária e a boa música alagoana aos bairros de Maceió. Além disso, o projeto pretende contribuir na produção e na comercialização das famílias camponesas oferecendo uma oportunidade de gerar renda e fortalecer este novo jeito de produção: ecologicamente correta e socialmente justa.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos