Feira Camponesa traz 10 toneladas de produtos para o Pinheiro

Alagoas24horasFeira Camponesa itinerante permanece no Pinheiro até este sábado, 17

Feira Camponesa itinerante permanece no Pinheiro até este sábado, 17

Cerca de 15 trabalhadores rurais participam da Feira Componesa Itinerante que está sendo realizada até este sábado, 17, em frente à Igreja Batista, no Pinheiro. A feira é realizada pelos agricultores das cidades de Água Branca e Murici e possui o apoio da Comissão de Pastoral da Terra (CPT).

A venda de alimentos agroecológicos é conhecida na cidade de Maceió por se concentrar anualmente na Praça da Faculdade, no Prado. “Então queremos fazer diferente dessa vez. A ideia agora é circular o projeto por outros bairros de maneira a tornar acessível para todas as pessoas”, diz Heloísa Amaral, engenheira agrônoma e membro da CPT.

A feira deve comercializar cerca de dez toneladas de alimentos entre feijão, macaxeira, banana, milho verde e galinha de capoeira. “A vantagem aqui é que o consumidor compra direto do produtor. Então a qualidade nutricional não tem comparação, sem contar que aqui você pode pechinchar e conseguir mais barato que no supermercado”, explica Heloísa de maneira humorada.

Para a consumidora Lúcia Carvalho, a qualidade e o sabor dos alimentos são diferentes. “Sem contar também que aqui os alimentos não possuem agrotóxicos e acaba ajudando o homem a viver no campo”, fala com muita propriedade. Lúcia disse comprar na feira desde o início quando era realizada com mais de 100 feirantes na Praça da Faculdade.

Dinheiro ajuda a pagar faculdade das filhas
Entre os vendedores da feira, um caso inusitado, a comerciante Josefa Maria da Silva sustenta as duas filhas universitárias com o dinheiro da venda. As jovens estudantes cursam administração e teatro em duas faculdades particulares diferentes. “Não é muito que a gente ganha, mas como uma delas trabalha também, aí dá pra ajudar a pagar a faculdade”, conta Josefa.

A comerciante, que é natural de Murici, disse para a reportagem do Alagoas 24 Horas que as vendas estão boas e que há alguns anos chegou a ganhar R$ 1 mil em um único dia durante a feira na Praça da Faculdade. “Apesar das dificuldades, dá pra tirar um dinheirinho bom e a gente vai levando”, resume a comerciante.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos