Estaleiro Eisa: Renan cumpriu sua palavra após concessão de licença pelo Ibama

Foto: Agência SenadoRenan presidiu a sessão em que foram aprovados os projetos de interesse do Ibama

Renan presidiu a sessão em que foram aprovados os projetos de interesse do Ibama

Nos últimos meses, depois de imensas e constantes negociações para a aprovação da licença ambiental para a instalação do Estaleiro Eisa, em Coruripe, em Alagoas, o presidente do Senado, Renan Calheiro (PMDB) pediu vistas num projeto de ampliação de cargos na área de meio ambiente do governo federal, mas precisamente para o Ibama.

Na oportunidade, Renan – que ainda estava como líder da bancada do PMDB no Senado – alertou a direção do órgão, que o fazia em função da demora da licença para a construção do estaleiro. E mais: disse que só devolveria os projetos de interesse do governo federal quando as instituições governamentais aprovassem a licença para implantação do estaleiro.

Agora, nos últimos dias, quando as obras do Eisa receberam recursos para o seu desenvolvimento, Renan devolveu os projetos para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado e solicitou rapidez para sua apreciação. Renan fez questão de relembrar os momentos da tramitação das obras em Alagoas, a motivação do pedido de vista no projeto e garantiu que, naquele momento, estava cumprindo com sua palavra.

Na última quarta, 14, o senador Rodrigo Rolemberg (PSB/DF), novo relator do projeto, agradeceu ao presidente Renan Calheiros a inclusão do projeto na pauta do Senado e explicitou a importância da aprovação da matéria: mais 800 cargos de analista ambiental e mais 200 cargos de analista legislativo – sem aumento de despesas – pois os novos contratados sairão de outras áreas da administração pública federal.

Os funcionários designados vão operar nos quadros de pessoal do Ibama e do Instituto Chico Mendes, nas carreiras de especialistas em Meio Ambiente. Na sessão, Renan Calheiros fez questão – mais uma vez – de esclarecer seu gesto, feito quando ainda era líder do PMDB, de devolver para a apreciação do Senado o projeto e sua consequente votação. Ao final, Renan colocou em votação e a matéria foi aprovada. E encaminhada à sanção presidencial.

Fonte: Assessoria/Senado

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos