Instituto de Identificação atende mulheres do campo em projeto federal

POALBenefício da emissão do RG é estendido aos filhos, maridos e demais familiares que comprovarem dependência.

Benefício da emissão do RG é estendido aos filhos, maridos e demais familiares que comprovarem dependência.

A equipe itinerante do Instituto de Identificação de Alagoas participou durante quatro dias dessa semana, de um mutirão no município de Mata Grande. A ação faz parte do programa nacional de documentação das trabalhadoras rurais, cujo objetivo é levar a inclusão social das mulheres camponesas da reforma agrária e da agricultura familiar.

Em todo o Brasil, o programa criado em 2004, já realizou mais de 33 mil atendimentos com a emissão de 55.870 documentos em mutirões que ocorrem duas vezes por mês em municípios onde há uma grande incidência de mulheres trabalhadoras rurais que não conseguem acesso a terra, créditos produtivos e outros direitos por falta de documentação.

O Estado de Alagoas, por meio do Instituto de Identificação, participa desde o início do programa com a emissão de uma média de 500 RGs por mutirão. Só este ano já foram expedidas 4.285 carteiras de identidades, entre 1ª e 2ª vias em ações que ocorreram nos municípios de Arapiraca, Campo Alegre, Flexeiras, Jaramataia, Joaquim Gomes, Major Isidoro, Maribondo e Traípu.

“A cada mês a nossa equipe se reúne com a coordenação do programa da Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário de Alagoas para avaliar as demandas. A partir daí elaboramos ou alteramos o cronograma dos mutirões para melhor atender as trabalhadoras do campo”, explicou Wyviane Melo servidora do Instituto de Identificação.

Para Madalena Cardoso, diretora do II, ao emitir uma carteira de identidade nesses mutirões, o órgão contribui não só para a obtenção da cidadania formal, mas também para a diminuição das desigualdades regionais e sociais. “Apesar de o programa ter sido desenvolvido para as mulheres, os benefícios são extensivos para os maridos, filhos e parentes dependentes das trabalhadoras do campo, com isso levamos cidadania para essas famílias”, afirmou Madalena.

O próximo mutirão será realizado entre os dias 26 e 31 de agosto no município de Boca da Mata, esta mesma ação beneficiará moradores do município vizinho Anadia. Mas até o final do ano, o projeto será levado para as comunidades quilombolas de Taquarana, Palestina, Cacimbinhas e Belo Monte, para assentamentos em Água Branca, Igaci, Craíbas, Ouro Branco, Batalha e Olivença.

Fonte: Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos