Sesau promove de 24 a 30 de agosto Campanha para Atualizar calendário de vacinal

Alagoas inicia no sábado (24), a campanha para ampliar a cobertura vacinal das crianças e o lançamento oficial será realizado às 9h, na Escola Sinhá Cavalcante, no município de Jequiá da Praia. A mobilização faz parte e uma ação do Ministério da Saúde em parceria com os estados e municípios, visando contribuir para erradicação, eliminação e controle das doenças imunopreveníveis.

Durante a campanha, que vai até o dia 30 de agosto, serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico da criança como BCG, Hepatite B, Pentavalente, Poliomielite Atenuada (VOP), Poliomielite Inativada (VIP), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C conjugada, Tríplice Viral e DTP. Para campanha, o Ministério da Saúde enviou a Alagoas 100 mil doses e serão mobilizados 2.391 vacinadores, que vão atuar em 797 postos de vacinação (fixos, extra-fixo e volantes).

Segundo a gerente estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro, no período da campanha os pais ou responsáveis devem levar as crianças menores de cinco anos aos postos de saúde. Ela lembrou que os pais ou responsáveis devem estar munidos da caderneta de vacinação, utilizada para realizar a atualização do calendário vacinal.

“O importante é que os pais não deixem de levar as crianças menores de cinco anos aos postos de saúde. Além de proteção, a campanha pretende manter a eliminação de sarampo e poliomielite e reduzir a incidência de doenças imunopreveníveis”, orientou Denise Castro, informando que os municípios foram capacitados pela Secretaria de Estado da Saúde e estão preparados para atender a população.

VITAMINA A – O Ministério da Saúde também disponibilizará para as crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade – residentes em todos os municípios das Regiões Norte e Nordeste e municípios prioritários do Plano Brasil Sem Miséria das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul – a suplementação de vitamina A.

A suplementação, com megadoses de vitamina A, contribui para a redução do risco global de morte, mortalidade por diarreia, além de ajudar no desenvolvimento e crescimento das crianças. A vitamina A também pode ser recebida na rotina dos serviços de saúde.

Fonte: Sesau/MS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos