Por falta de intérprete, alunos com deficiência auditiva não realizam prova do Detran

96FM/Arquivo96FM/Arquivo

Doze alunos com deficiência auditiva não puderam realizar a prova teórica para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por falta de intérprete. Insatisfeitos com a situação, eles procuraram o Ministério Público Estadual para que fosse feita a reabertura do processo. Durante reunião realizada na sede do MP de Arapiraca, representantes do Detran informaram que não é obrigação do órgão enviar o intérprete.

Durante o período das aulas, os 14 alunos surdos tiveram o auxílio de um intérprete, porém, após o término delas, apenas dois conseguiram marcar a prova; um foi reprovado e o outro não compareceu. Os 12 restantes alegavam que não conseguiam nem marcar o texto porque os funcionários do Departamento não entendiam a língua de sinais. Em consequência disso, o prazo para a realização da prova foi expirado.

Os alunos procuraram o MP e, em reunião realizada na última semana, ficou definido que a autoescola vai arcar com as despesas da reabertura dos processos das doze pessoas. Os representantes do Detran informaram que o erro não partiu do órgão e que a obrigação de disponibilizar o intérprete não era dele, mas, sim, dos alunos.

De acordo com um dos donos do estabelecimento, João Paulo da Silva, como a autoescola dispôs o intérprete durante as aulas, ele achou que seria responsabilidade do Detran disponibilizar alguém para aplicar a prova para os deficientes auditivos. “Vamos entrar com um ofício junto a ouvidoria do Detran para ver no que isso vai dar, mas a autoescola vai pagar todos as reaberturas dos doze processos.Os alunos vão se juntar para conseguir um intérprete para o dia da prova”, afirmou.

Os testes devem ser aplicados no prazo de 30 dias.

Fonte: 7 Segundos

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos