Sesau promove ações de conscientização para o Dia Nacional de Combate ao Fumo

IlustraçãoIlustração

Para reduzir, ainda mais, o índice de alagoanos que são fumantes, uma vez que segundo o Ministério da Saúde (MS) o percentual corresponde a 7,8%, a Secretaria de Estado da Saúde irá promover ações de conscientização nesta quinta-feira (29). As atividades marcam o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que este ano tem como tema "Proibição de Publicidade, Promoção e Patrocínio do Tabaco".

Isso porque, desde 2011, Lei Federal 12.546 proíbe propaganda de cigarros nos pontos de venda e também que as empresas produtoras de tabaco patrocinem eventos culturais e esportivos. A nova Lei, que reforça também a iniciativa do Ministério da Saúde conquistada em 2000, proíbe ainda propagandas de cigarros nos veículos de comunicação, a exemplo dos jornais, televisão e rádio.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, Vetrúcia Teixeira, a iniciativa tem o objetivo evitar que os jovens, adolescentes e crianças sejam manipulados pela publicidade e com isso evitar uso do cigarro. “Por isso, as ações a serem desenvolvidas neste Dia Nacional contra o Fumo irão focar a sensibilização e mobilização, alertando sobre os malefícios do tabaco e a necessidade de ambientes 100% livres da fumaça do tabaco”, destaca.

Para isso, durante esta quinta-feira, a partir das 10 horas, serão realizadas visitas setoriais e panfletagem na sede da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal). Ainda de acordo com Vetrúcia Teixeira, haverá palestra sobre tabagismo no auditório do HGE e ações de conscientização nas salas de espera das Unidades de Saúde de Maceió.

Doenças provocadas pelo Tabaco – O uso do cigarro é prejudicial à saúde e pode causar câncer de pulmão, boca, língua, estômago, próstata, mama, bexiga e doenças como enfisema pulmonar, bronquite crônica e doenças vasculares como Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras. As doenças podem afetar também os fumantes passivos, pois eles inalam substâncias tóxicas.

Tratamento – A coordenadora do Programa Estadual de Controle do Tabagismo, informa ainda que o tratamento para quem quer deixar de fumar segue o modelo instituído pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), através do Programa Nacional de Controle do Tabagismo.

“As abordagens breves ocorrem durante consultas clínicas em unidades básicas de saúde e as intensivas são realizadas em grupo de 10 a 15 usuários em reuniões semanais. A metodologia é de abordagem cognitiva, comportamental e apoio medicamentoso (quando necessário)”, explica Vetrúcia Teixeira, acrescentando que o tratamento é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde, por meio dos Núcleos de Atenção ao Fumante no Hospital Universitário, Santa Casa, Uncisal e nos municípios de Arapiraca e Palmeira dos Índios.

Boa notícia – Vetrúcia Teixeira destaca que o número de fumantes com mais de 18 anos vem apresentando uma queda em Alagoas. Em 2011, o percentual era de 13,1%, conforme pesquisa realizada pelo MS. Já entre os jovens de 13 a 15 anos, o índice é maior: são 18,5% segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar.

“Graças às ações realizadas pela Sesau, em parceria com os municípios, o índice de fumantes em Alagoas foi reduzido para 7,8% em 2012. Já entre os jovens de 13 a 15 anos, o percentual ainda é preocupante e um desafio para o poder público. Por isso, é importante a participação de todos para que possamos ter dados ainda melhores”, alerta a coordenadora.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos