Agricultor planta sementes de nabo e colhe rabanetes de até 67 cm

Vilson Winkler/Prefeitura Porto MauáVilson Winkler/Prefeitura Porto Mauá

Um produtor rural de 58 anos plantou sementes como sendo de nabo branco e colheu rabanetes gigantes na Vila de Campo Alegre, interior do município de Porto Mauá, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Foram colhidos na quinta-feira (5) dois rabanetes, sendo que um tem 67 centímetros de comprimento, 37 centímetros de diâmetro e 4,4 quilos. O outro mediu 57 centímetros de comprimento, 38 centímetros de diâmetro e peso de 3,5 quilos.

O agricultor Ilizeu Zamin mora há 33 anos no local e não sabe como os rabanetes gigantes nasceram em sua horta. "Eu comprei aquelas cartelinhas de semente que têm no supermercado. Era de nabo branco. Mas eu plantei e, além dos nabos brancos, nasceram os rabanetes gigantes. A colheita foi realizada na quinta-feira (9)", disse ao G1 Ilizeu Zamin.
O agricultor utiliza em sua horta adubação natural e todas as hortaliças apresentam tamanhos acima do normal. Primeiro ele realiza a compostagem com adubação natural (esterco de frango, folhas de árvores, palha de milho, entre outros), depois usa um moto cultivador da prefeitura municipal, com o qual prepara a horta e mistura o solo com esta adubação natural. Após o preparo da terra é realizado a semeadura das hortaliças, como: nabo, beterraba, couve-flor, alface, cenoura, brócolis, radichi, pão-de-açúcar, cebola, entre outros.

"Nesta horta, já nasceu beterraba de quase três quilos. Os rabanetes gigantes não são grande novidade para a gente. Tivemos que dar parte do rabanete para os porcos, pois era muita coisa", disse Ilizeu Zamin.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos