Vilela critica criação de novos partidos políticos

Alagoas24horas/ArquivoGovernador Teotonio Vilela

Governador Teotonio Vilela

A recente autorização da criação de um novo partido político, o 31° do Brasil, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi repercutida na manhã desta terça-feira (17) com o governador do Estado, Teotonio Vilela (PSDB). A nova legenda intitulada de Partido Republicano da Ordem Social (PROS) divide a opinião de políticos no âmbito nacional.

A justificativa é que a grande quantidade de legendas serve apenas como ‘moeda de troca’ para que parlamentares atendam a interesses particulares. A polêmica foi abordada pelo programa humorístico CQC, da Band, na noite dessa segunda-feira (16).

Para comentar a decisão do TSE na semana passada, Teotonio Vilela aproveitou o momento para criticar a infidelidade partidária. “Os partidos políticos são muito importantes para a democracia, mas está faltando na legislação um critério mais rigoroso para a criação de novos partidos. Já tá mais do que provado que uma boa parte deles estão aí no mercado para comercializar sua participação no processo democrático e isso é muito ruim”, pontuou o governador.

Vilela defendeu a valorização dos partidos que ele diz serem “verdadeiros” e que possuem uma ideologia. “Os partidos verdadeiros, aqueles que possuem uma ideologia, que têm uma prática e uma linha de procedimento, esses partidos devem ser valorizados”, complementa.

O PROS possui uma bandeira de trabalho voltado para a redução de impostos no Brasil. O partido não possui ainda representantes em Alagoas. Além dele, outros três já solicitaram o registro junto aos tribunais regionais eleitorais (TREs), dentre eles está o Rede Sustentabilidade, sustentada pela ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva que deve se lançar a candidatura à presidência.

De acordo com a norma do TSE, uma legenda só pode lançar candidatura às eleições de 2014 se estiverem registradas no tribunal até o dia 5 de outubro deste ano.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos