Farmacêutico poderá prescrever remédio que não exige receita

IlustraçãoIlustração

Uma nova resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) prevê que os farmacêuticos poderão prescrever remédios, mas apenas aqueles que não exigem receita médica, além de plantas medicinais, drogas vegetais e os fitoterápicos também isentos de prescrição.

A resolução deve ser publicada nesta quarta-feira (25) no Diário Oficial. O Conselho Federal de Medicina informou que aguarda a publicação para recorrer, já que defende que qualquer medicamento só deva ser prescrito após consulta com um médico.

“Se o farmacêutico também prescrever a medicação analgésica, deixa o paciente de ter a primeira chance de fazer qualquer diagnóstico de doença, porque uma simples dor de cabeça pode ser desde uma cefaleia comum ou um tumor cerebral”, disse o secretário do Conselho Federal de Medicina, Desiré Callegari, em entrevista ao Bom Dia Brasil.

“Estamos recomendando ao farmacêutico que se o quadro apresentar um estado de complicação que fuja à sua competência, ele está devidamente orientado a encaminhar a um profissional especializado”, explica Walter da Silva Jorge João, presidente do Conselho Federal de Farmácia.

Fonte: Bem Estar / Globo.com

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos