Neymar faz o seu 1º no Espanhol, dá 5ª assistência e Barcelona goleia Real Sociedad

Globo.comCraques do Barça

Craques do Barça

Nonsense. A expressão, segundo o presidente Sandro Rosell, define a polêmica criada pela imprensa após o Barcelona ter menor posse de bola diante de um adversário pela primeira vez em cinco anos no último sábado, frente a Rayo Vallecano.Ou pode simplesmente acompanhar o desempenho do time nesta terça-feira, diante da Real Sociedad.

Não há crise no Camp Nou. Se ainda havia alguma dúvida em torno disso, não há mais. Os atuais campeões espanhóis receberam os bascos e não deram chances. Foram avassaladores. Um absurdo de futebol. A equipe venceu por 4 a 1 e teve grande atuação de Neymar, que marcou o seu primeiro gol na Liga espanhola contra o mesmo adversário com que Romário e Rivaldo estrearam nas redes em 1993 e 1997, respectivamente.

O ex-santista ainda deu uma assistência para Lionel Messi fazer o seu, o terceiro passe para o argentino até aqui no campeonato. Busquets completou para os catalães ainda no primeiro tempo. De la Bella diminuiu e Bartra ainda fez mais um na etapa complementar.

Foi a sexta vitória em seis jogos do técnico Tata Martino na competição, igualando o melhor começo de todos os tempos que pertence a Louis van Gaal e Tito Vilanova.
Antes da partida, Neymar e Messi promoveram o encontro no gramado de seus filhos David Lucca e Thiago.

A Real Sociedad, que vem de excelente temporada e também briga na Uefa Champions League, protagonizou um fato curioso na casa barcelonista, ao mandar a campo uma formação com mais jogadores formados em casa do que os anfitriões.

A mudança de estilo do Barça passa também pela maior divisão dos gols. Até aqui, em nove compromissos, foram 27 gols anotados, com mais de dez atletas balançando as redes.

Com o resultado desta terça-feira, o Barcelona segue na liderança com 100% de aproveitamento no Espanhol e chega a 18 pontos, sob o alcance apenas do Atlético de Madri, que entra em campo amanhã contra o Osasuna. A Real Sociedad faz campanha apenas modesta nesta temporada e ocupa a 10ª posição, com seis pontos.

Na próxima rodada, os catalães visitam o Almería no sábado. Os bascos recebem o Sevilla no mesmo dia.

O jogo

A etapa inicial do Barcelona foi devastadora, mas desconsidere o primeiro minuto do time. Foi o tempo que a Real Sociedad precisou para assustar os donos da casa, mandar uma bola no travessão com o garoto Seferovic e ver Mascherano e Busquets se chocarem na entrada da área, em lance que poderia ter tido um desfecho horrível para o argentino.

O polivalente atleta se safou de uma pancada dura no joelho, porém, acabou tendo de ser substituído posteriormente.

Após o susto, os blaugranas não demoraram a estabelecer a ordem na partida e, com apenas dez minutos, poderiam estar vencendo por 3 a 0.

Em cruzamento de Alexis Sánchez, Neymar aproveitou a falha do zagueiro, que furou dentro da pequena área, atrapalhou o goleiro e deixou a bola limpa para o brasileiro apenas completar para as redes aos quatro e fazer 1 a 0. O seu segundo gol na temporada.

Na sequência, aos sete, os catalães iniciaram o ataque com passe longo de Valdés para Iniesta, abertura para Neymar pela esquerda e cruzamento perfeito para Messi escorar de cabeça e aumentar a vantagem dos anfitriões.
O craque chegou a 323 gols pelo Barça e igualou com apenas 26 anos o mesmo número do ídolo rival Raúl em toda a sua passagem pelo Real Madrid.

O sufoco da equipe comandada por Tata Martino era tamanho que, com apenas 20 minutos, o treinador Jagoba Arrasate, da Real Sociedad, resolveu lançar o meia-atacante Agirretxe no lugar de Xabi Prieto, lesionado. Não foi suficiente para aliviar a pressão dos blaugranas, ainda assim. Em seguida, Messi acertou o travessão com um toque de calcanhar e, no bate e rebate, Busquets pegou fora da área e estufou as redes.

Antes do fim da etapa inicial, Sánchez ainda marcou mais um, porém, foi flagrado em posição de impedimento.

Na volta dos vestiários, o Barcelona tirou o pé do freio e chegou a tomar pressão da Real Sociedad, que marcou o seu gol de honra com De la Bella aproveitando boa inversão de jogada para empurrar para as redes dentro da pequena área. Os bascos ainda tiveram chance de aumentar posteriormente, mas foram os catalães que aumentaram com Bartra, sozinho, nos minutos finais.

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos