Slum assume limpeza interna de mercados e feiras públicas

Ascom SlumAgentes de limpeza da Slum

Agentes de limpeza da Slum

A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) assumiu, desde ontem (01), a limpeza das áreas internas de mercados e feiras públicas da capital. O objetivo é aperfeiçoar e promover melhorias no serviço anteriormente realizado por associações que atuavam nos estabelecimentos.

Um grupo de 70 agentes de limpeza passa agora a atuar no Mercado da Produção, Mercado do Tabuleiro, Mercado do Jacintinho, Feira Popular (Centro), Mercado de Jaraguá, Mercado de Bebedouro, Mercado de Fernão Velho e Mercado do Benedito Bentes.

As mudanças também contemplam a utilização de caminhão pipa para a lavagem de calçadas e limpeza de ruas de acesso no entorno do mercado. “O intuito é garantir não apenas a limpeza interna, mas do complexo que compõe o cenário. Assim, tornamos o ambiente atrativo para os usuários e podemos proporcionar um retorno melhor para os feirantes”, explica o superintendente da Slum Gustavo Novaes.

O Mercado da Produção foi o primeiro a receber melhorias. Inicialmente, a Slum assumiu a parte externa da feira livre e ampliou o contingente que passou a contar com efetivo de empresa terceirizada. A partir daí, vieram outras ações como a colocação de novas lixeiras, disciplinamento da colocação do lixo por parte dos feirantes e atividades de educação ambiental com usuários e comerciantes.

Ontem, iniciou-se outra etapa do processo, em que a Slum passou assumir a limpeza da parte interna, com mais 20 agentes, num efetivo total de 40 pessoas a trabalhar no Mercado da Produção. O superintendente percorreu os corredores do maior mercado público da cidade e vistoriou as ruas de acesso e a limpeza externa da central de abastecimento. Acompanhado do diretor de operações da Slum, Pablo Ângelo, Novaes avaliou os primeiros resultados.

“Hoje, percebemos uma melhora na área da venda de peixe”, destacou o superintendente. “Mas, o setor de cereais ainda requer atenção, pontuou.

A região da Feira do Passarinho também é uma área que exige uma atuação diferenciada, mas segundo Novaes, “a avaliação foi positiva em todos os aspectos”. A missão agora é corrigir as fragilidades encontradas e manter os pontos que estão funcionando.

Feirantes

A entrada das equipes para a limpeza dos mercados ocorreu oficialmente ontem, mas os agentes começaram a atuar desde a semana passada, como no caso do Mercado do Tabuleiro. “Já foi possível detectar uma melhora considerável em todos eles. O Mercado do Tabuleiro chamou mais atenção pela condição em que estava e a que se encontra agora. Até os feirantes ressaltaram a melhoria decorrente do trabalho”, ressaltou Gustavo Novaes.

O açougueiro José Martins Ferreira atua há 40 anos no Mercado do Tabuleiro e comemorou a atuação da Slum “Eu nunca vi o mercado tão limpo. É a primeira vez que eu vejo assim. Ficou muito bom”, disse o comerciante.

De lá, o superintendente partiu para o Mercado do Jacintinho. O trabalho da nova equipe, que assim como a do Tabuleiro conta com 10 agentes de limpeza, também já mostra resultados positivos. “Mas ainda falta uma conscientização dos feirantes, que jogam muita coisa no chão, no meio do corredor”, reconhece Novaes. “O comerciante precisa entender que faz parte do processo e que deve ajudar. Do contrário, ele próprio termina por afastar o cliente”, frisou.

Nos casos da Feira Popular e dos mercados de Fernão Velho, Bebedouro e Benedito Bentes o contingente exigido é menor. O do Benedito Bentes, em especial, vai requerer uma nova etapa para uma melhor eficiência nos serviços.

O ultimo passo será dotar as áreas de novos equipamentos para receber os resíduos gerados – como caixas compactadoras para evitar mau cheiro –, conscientizar os feirantes sobre a coleta de lixo e colocar material de sinalização e lixeiras para que a população também ajude no processo.

“O desafio agora é manter. A equipe atua independente, com foco no trabalho e com equipamento e estrutura apenas para cuidar dessas áreas. Com isso, você consegue avançar e garantir uma melhor longevidade nesse processo de limpeza”, finalizou o gestor.

Fonte: Fernando Coelho – Ascom Slum

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos