Aflição de Ronaldo, drama mexicano e ansiedade belga: sexta pode garantir 6 seleções na Copa

ReutersRonaldo

Ronaldo

Ao passo que as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 se aproximam do fim, as seleções fazem as contas e convivem com a ansiedade de se confirmarem na competição. A próxima sexta-feira pode trazer ótimas notícias para até seis países. Afinal, Bélgica, Alemanha, Suíça, Rússia, Honduras e Colômbia ou Chile têm chances de carimbarem o passaporte para o Brasil.Grande sensação do futebol europeu, os belgas dependem apenas de si para confirmarem a vaga ainda nesta sexta – dia da penúltima rodada das eliminatórias europeias. A seleção comandada por Marc Wilmots, que teve caloroso apoio dos fãs no aeroporto nesta quarta antes de viajar, foi à Croácia para um confronto direto com os donos da casa. Um empate é o suficiente para os belgas confirmarem a vaga.
Enquanto uns encaram a sexta com grande expectativa pela proximidade de se garantirem na Copa, outros, preocupados, esperam por uma combinação de resultados. Este é o caso de Portugal. Com 17 pontos, um a menos que a Rússia, líder do grupo F, os comandados de Paulo Bento precisam vencer as suas duas partidas e torcer por um tropeço improvável da Rússia contra Luxemburgo ou Azerbaijão. Cristiano Ronaldo já deixou o recado de que a situação não é tranquila. "Se não ganharmos os dois jogos, não adianta pensar em Copa."
Quem também não depende apenas de si – mas está em situação ainda mais delicada – é o México. Hoje na quinta posição da eliminatória da Concacaf e fora do Mundial, El Tri precisa de uma vitória no confronto direto com Panamá, quarto colocado e que estaria indo para a repescagem para roubar a posição do adversário e, então, sonhar com uma vaga direta.

Uma derrota deixaria os mexicanos em situação desesperadora, já que precisariam bater Costa Rica e torcer por um revés dos panamenhos contra os Estados Unidos e ainda conseguir um maior saldo de gols do que os próprios panamenhos só para ter o direito de disputar o playoff.

Nos demais continentes, haverá definição de vaga apenas na América do Sul. A Colômbia recebe o Chile e precisa de apenas um empate para se classificar. Os visitantes, por sua vez, ficarão com uma vaga se vencerem.

Na África, o duelo de ida dos confrontos finais serão neste fim de semana, mas a volta ocorrerá em novembro. Assim, os cinco representantes do continente serão descobertos apenas daqui um mês. Já na Ásia e na Oceania, as seleções já estão definidas, restando apenas os países que jogarão a repescagem, casos de Jordânia e Nova Zelândia.

Veja o que cada seleção precisa para se classificar à Copa do Mundo já nesta sexta-feira:

EUROPA

Grupo A: Bélgica precisa apenas empatar com a Croácia fora de casa
Grupo B: Itália garantida, mas luta para garantir posto de cabeça-de-chave na Copa
Grupo C: Alemanha precisa vencer a Irlanda em casa ou torcer por um tropeço da Suécia em casa contra a Áustria
Grupo D: Holanda garantida
Grupo E: Suíça precisa vencer a Albânia fora de casa ou apenas torcer por tropeços de Islândia e Eslovênia, que jogam em casa contra Chipre e Noruega, respectivamente
Grupo F: Rússia precisa vencer Luxemburgo fora de casa e torcer para Portugal perder para Israel em casa
Grupo G: Bósnia e Grécia decidirão a vaga apenas na última rodada, independentemente dos resultados desta sexta-feira
Grupo H: Inglaterra não tem chances de se garantir com uma rodada de antecedência, mesmo que vença Montenegro em casa.
Grupo I: Espanha não tem chances de se classificar nesta sexta-feira

CONCACAF

Costa Rica e Estados Unidos já estão classificados. Honduras pode ficar com a outra vaga direta caso vença a Costa Rica em casa e México e Panamá empatem (no México)

AMÉRICA DO SUL

Argentina já está garantida. Colômbia recebe o Chile precisando apenas de um empate. Os chilenos, por sua vez, se classificam com uma vitória

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos