MP de Contas apresenta representação contra sete prefeitos

O Ministério Público de Contas apresentou 7 (sete) representações perante o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL) em face de diversos municípios do interior do Estado. O objetivo da medida é ressarcir os cofres públicos dos valores gastos pelas municipalidades com juros de mora e multa pelo atraso injustificado no pagamento de faturas com Eletrobrás Distribuição Alagoas (antiga CEAL).

No caso, a empresa pública denunciou ao Órgão Ministerial a situação de inadimplência na qual se encontra a maioria dos municípios alagoanos, encaminhando planilhas com os débitos discriminados por competências e valores, inclusive juros, multa e correções monetárias. No intuito de aprofundar o exame do caso, o Parquet fez publicar portaria abrindo procedimento investigativo e requisitou diversas informações aos atuais gestores das municipalidades. Contudo, apesar dos esforços, alguns deles não responderam, cumprindo agora ao TCE/AL adotar as medidas cabíveis.

Para o MP de Contas, o valor dos juros e da multa, se injustificado o atraso, devia ter sido suportado pelos respectivos gestores e não pelos cofres dos municípios. De acordo com o art. 24 da Lei Estadual 5.604/94, tais irregularidades, caso comprovadas pelo TCE/AL, além de repercutir nas prestações de contas anuais dos respectivos gestores e gerar aplicação de multa, poderão ensejar a imputação do débito correspondente aos acréscimos indevidamente arcados pela municipalidade, atualizado monetariamente e acrescido de juros de mora.

Confira abaixo a lista dos prefeitos representados:

Pedro Henrique de Jesus Pereira – Prefeito do Município de Teotônio Vilela

Gustavo Dantas Feijó – Prefeito do Município de Boca da Mata

Geraldo Joaquim de Carvalho – Prefeito do Município de Palestina

Sebastião Antonio da Silva – Prefeito do Município de Taquarana

Marcius Beltrão Siqueira – Prefeito do Município de Penedo

Manoel Marques Junior – Prefeito do Município de Jacuípe

Luiz Henrique Peixoto Cavalcante – Prefeito do Município de Maragogi

Fonte: MP de Contas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos