Slum realiza operação para coibir transporte irregular de crianças

Ascom/SlumSlum realiza operação para coibir transporte irregular de crianças

Slum realiza operação para coibir transporte irregular de crianças

Uma cena perigosa começa a ser combatida na área próxima ao Aterro Sanitário de Maceió: crianças e adolescentes pegam carona penduradas nos caminhões de lixo. A Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió voltou a realizar, na tarde dessa quarta-feira (16), operação para coibir o transporte irregular de menores.

A ação ocorreu num ponto situado em os conjuntos Carminha e Frei Damião e contou com um efetivo de mais de 20 pessoas, entre agentes de fiscalização da Slum, Polícia Militar de Alagoas, Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), Conselho Tutelar e Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma).

Além de abordarem os veículos no local da operação, uma equipe de fiscalização da Slum e outra com agentes da SMTT e da Polícia Militar fizeram uma ação itinerante na tentativa de identificar irregularidades em outros pontos da região.

No total, oito casos foram flagrados, sendo seis pessoas menores de idade e duas com mais de 18 anos. Os pais dos menores foram notificados e convocados para comparecer no Conselho Tutelar. “Com essa abordagem, conseguimos identificar as crianças. Os pais delas foram notificados para comparecer ao Conselho Tutela. Lá, vamos fazer um histórico de quais tipos de programas sociais eles estão inseridos, como o Bolsa-Família, e se eles estão na escola”, explica Tácito Fortes, conselheiro tutelar da 6ª Região.

De acordo com o conselheiro tutelar, é quase uma rotina os menores estarem inseridos no Bolsa-Família, mas não frequentarem a escola. “Vamos fazer esse ‘raio-x’ e passá-lo para a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Vamos tentar inseri-los na escola, no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), no Bolsa-Família e nos programas que estiverem ao nosso alcance”, garantiu.

Condições dos veículos

Além da ação para evitar o transporte irregular, os dez agentes de fiscalização da Slum presentes na ação também verificaram as condições operacionais dos veículos coletores e o modo como os resíduos estavam sendo transportados.

Três veículos receberam notificação da Slum e dois caminhões foram autuados pela Sempma, em função de derramamento de óleo e chorume em via pública e pelo transporte de resíduo sem a devida cobertura.

Para o coordenador de fiscalização da Slum, os primeiros resultado da operação que vem sendo realizada com freqüência no local já começam a surtir efeito. “Eu acredito que estamos com o problema do chorume resolvido em torno de 90%. Nós vamos fazer outras operações em outros pontos da região e acredito que logo chegaremos a 100% do problema resolvido”, aponta Tavares.

Fonte: Ascom/Slum

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos