População questiona descarte de lixo hospitalar no interior

JG Notícias/CortesiaO 'cemitério' de seringas foi encontrado em União dos Palmares

O ‘cemitério’ de seringas foi encontrado em União dos Palmares

Uma denúncia envolvendo lixo hospitalar levou servidores do Instituto do Meio Ambiente ao Lixão (IMA) ao município de Joaquim Gomes. No local, os funcionários encontraram sacolas contendo seringas com agulhas e frascos de medicamentos de lotes com fabricação datada de 2012, o que exclui a possibilidade de o material ter sido descartado somente na gestão anterior.

Uma caçamba também foi flagrada descartando material hospitalar no local. No momento do descarte estavam presentes técnicos do IMA, um representante da Defesa Civil e o secretário de Agricultura do município, Jailson Oliveira. O secretário disse desconhecer a prática e se comprometeu em se reunir com a secretária de saúde Jany Eire para se inteirar do assunto.

Há ainda a suspeita de que o mesmo esteja acontecendo com os Postos de Saúde. Um gari confirmou que é comum encontrar seringas com agulhas no lixo das unidades de saúde e relatou que já foi ‘espetado’ por uma agulha durante o trabalho. A enfermeira de uma unidade da saúde da cidade – que terá o nome preservado – negou que na ESF Cacimbas faça o descarte de seringas com agulhas, ampolas de medicação, frascos de vacinas, lâminas de bisturi ou outros objetos cortantes em lixo comum. “Todo lixo perfuro-cortante da unidade é dispensado nas caixas descarpack, apropriada para o descarte desses materiais, e encaminhado a Unidade Mista Ana Anita Gomes Fragoso para recolhimento adequado”, dizia a nota.

O IMA notificou a Prefeitura e deu prazo de 15 dias para o município apresentar defesa. O IMA deve emitir parecer acerca da denúncia.
O Alagoas24horas tentou contato com a diretora da Unidade Mista, mas sem sucesso.

Outro caso

Há dois, no municíío de União dos Palmares, um acidente com um pedereiro resultou na descoberta de um ‘cemitério’ de seringas. O material é descartado em uma caixa d’água de concreto próximo ao Cdentro de Saúde Irmaõs Francisco e Nelson Oliveira. As imagens foram registradas pelo blogueiro Ivan Nunes e foram divulgada no blog A Palavra.

Fonte: Com informações do JG Notícias

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos