Coordenadores dos Centros de Especialidades Odontológicas são capacitados para avaliação do PMAQ

AssessoriaCoordenadores dos Centros de Especialidades Odontológicas são capacitados para avaliação do PMAQ

Coordenadores dos Centros de Especialidades Odontológicas são capacitados para avaliação do PMAQ

Preparar os coordenadores dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) para a avaliação externa do Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade (PMAQ) de Alagoas. Com este objetivo, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizou, nesta quinta-feira (7), uma capacitação ministrada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Petrônio Martelli.

O encontro reuniu cerca de 40 coordenadores e profissionais dos CEOs e discutiu a operacionalização da avaliação externa do PMAQ. Também durante o evento foi realizado um debate sobre o processo de trabalho dos avaliadores e sua logística para avaliação.

De acordo com o professor, os CEOs atendem a população com demandas de média e alta complexidade odontológica e são responsáveis pela assistência em regiões estratégicas de Alagoas. “Os CEOs implantados auxiliam a população que podem receber um atendimento qualificado, sem precisar se deslocar para grandes centros urbanos”, explicou.

Petrônio Martelli ressaltou, ainda, que no Brasil existem 1000 centros em funcionamento, sendo 22 em Alagoas. Ele informou que todos serão submetidos a avaliações para a garantia do alcance de metas traçadas pelo Ministério da Saúde. “A qualificação do CEO nos padrões exigidos garante um aumento nos repasses de recursos de 20%, podendo chegar a 100%, garantindo mais estrutura e serviços para o bem estar e qualidade de vida da população”, destacou.

Para o coordenador do CEO de Quebrangulo, Marcos Ávila, ressaltou a importância do encontro para a melhoria e evolução dos centros nos municípios. “Por meio deste encontro, os coordenadores absorveram o máximo de conhecimento, que representa um esforço imprescindível para a ampliação e qualificação da assistência em saúde bucal em Alagoas”.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos