ALE: Com 17 deputados, eleição é adiada para próxima terça-feira

Alagoas 24 HorasDeputados reunidos no plenário na Assembleia Legislativa de Alagoas

Deputados reunidos no plenário na Assembleia Legislativa de Alagoas

A eleição para a escolha da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE) foi adiada para a próxima semana. Mesmo com 17 deputados estaduais presentes na casa de Tavares Bastos, apenas 10 compareceram ao plenário, inclusive um dos afastados pela justiça, o deputado Antonio Albuquerque (PRTB). Durante o processo, apenas o deputado Judson Cabral (PT) se inscreveu para concorrer ao pleito.

A presidente interina da mesa diretora, Flavia Cavalcante (PMDB), não soube explicar os motivos do esvaziamento da sessão, mas destacou que não era possível fazer uma eleição com o número de deputados presentes. “Não sei dizer onde eles estão só posso responder pelos que estão presentes”, destacou.

O processo eleitoral foi determinado pela justiça no final do mês de outubro ao afastar os oito titulares da antiga mesa diretora capitaneada pelo tucano Fernando Toledo. A decisão judicial impedia ainda a participação dos titulares no novo processo, inclusive na votação.

Na última quinta-feira (7), a presidente recebeu das mãos de um oficial de justiça um mandado que determinava um processo eleitoral para a escolha da nova mesa diretora, a ocorrer até a próxima sessão ordinária.

A oposição já esperava o não comparecimento dos parlamentares no plenário. Antes da sessão, o deputado Judson Cabral destacou à imprensa que não era de se estranhar que não houvesse quórum e havia se mostrado confiante no processo.
Outro parlamentar que se mostrou motivado com a realização do pleito, mas sem se inscrever, foi o deputado Jefferson Moraes (DEM). Segundo ele, era preciso esperar o “andar da carruagem”.
Mas, sem quórum e com apenas 10 parlamentares no plenário da Casa Tavares Bastos, Cavalcante chamou para a próxima terça-feira (19) uma nova sessão com o intuito de ser realizada a eleição da mesa diretora.

A deputada Flávia Cavalcante, presidente em exercício da ALE, explicou que as eleições foram convocadas para a próxima terça-feira, 19, para que as lideranças partidárias pudessem se organizar e dialogar. Como a pauta da ALE está trancada devido a não realização da eleição determinada pela Justiça, amanhã (quarta-feira) e quinta-feira não haverá sessão ordinária.

Ainda segundo ela, até a próxima quinta-feira (14) uma nova convocação para a realização da eleição da mesa diretora será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) e que outros parlamentares – inclusive Judson Cabral – poderão se inscrever. Os demais parlamentares foram procurados pelo Alagoas24horas, mas preferiram não se pronunciar.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos