Turistas estrangeiros buscam informações no CAT

Ascom SempturCruzeiro MSC Poesia chegou com duas horas de antecedência, trazendo 2.800 passageiros estrangeiros de diversos países.

Cruzeiro MSC Poesia chegou com duas horas de antecedência, trazendo 2.800 passageiros estrangeiros de diversos países.

Programado para atracar às 8 horas dessa segunda-feira (18), no Porto de Maceió, o cruzeiro MSC Poesia chegou com duas horas de antecedência, trazendo 2.800 passageiros estrangeiros de diversos países. Para receber bem os visitantes, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) distribuiu mapas de Maceió nos idiomas português, espanhol, inglês e italiano, além dos folhetos Navegue pelos Museus e Anda Pela Cultura (do Jaraguá ao Centro) em português e inglês. Os funcionários da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo, que falam inglês e espanhol, além de distribuir os mapas, também orientaram e tiraram dúvidas dos visitantes.

A turista Silvia Eujamian, que ama Maceió, estava muito feliz em voltar pela segunda vez a cidade. “É um prazer voltar aqui”, disse. Já a suíça Ro Ruth, pela primeira vez na capital alagoana, buscou informação no CAT sobre as praias e centro histórico de Maceió. “Quero caminhar, conhecer a cidade”, informou a suíça para a funcionária da Semptur que conversou com a visitante em inglês.

Para a secretária da Semptur, Claudia Pessôa, é uma felicidade ouvir os turistas estrangeiros fazendo declaração de amor a Maceió. “Nossa missão é informar aos turistas brasileiros e estrangeiros o que nossa cidade tem a oferecer em belezas, cultura e gastronomia. O mapa é o folheto mais procurado pelos cruzeiros, e os estrangeiros gostam de descobrir a cidade caminhando. Nossos funcionários também estão à disposição para orientar o cruzeirista a melhor maneira de desvendar Maceió”, disse Claudia Pessôa.

A secretária também esclareceu que em qualquer parte do mundo existe uma norma internacional na qual os cruzeiros marítimos contratam agências receptivas para vender pacotes de passeios na cidade no próprio navio.

“As agências receptivas todo ano podem entrar no Porto de Maceió ou qualquer outro Porto do mundo porque é um acordo internacional. Não é a Semptur que define quem tem acesso ao Porto. Vale salientar que tem muitos passageiros que não compram passeio no navio e optam pelo táxi, van e transporte público e os estrangeiros, principalmente, gostam de caminhar para conhecer melhor a cidade. E nossa vantagem é que temos a praia da Pajuçara e museus no Jaraguá e Centro”, informou Cláudia Pessôa.

O artesanato também tem seu espaço garantido no CAT. Nesta segunda feira (18), foi a vez os pequenos empreendedores atendidos pela Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes), por meio do projeto de Economia Solidária, comercializar seus produtos. Ao todo, são quatros associações de Artesanato que, em forma de rodízio, divulgam os seus trabalhos na chegada dos navios.

Fonte: Ascom Semptur

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos