Até o mais duro dos corações se derrete em suspiros diante de fotos de filhotes de animais. Os registros desta página, porém, vão além (ou talvez aquém) da fofice dos mascotes. Afinal, revelam como se comportam os embriões de elefantes, golfinhos, pinguins, cachorros e até tubarões.
Tratam-se das mais detalhadas fotografias de animais ainda dentro do útero já realizadas. A proeza foi possível graças a uma tecnologia revolucionária de escaneamento em três dimensões.
Em meio ao estranhamento causado por líquidos amnióticos, placentas e, até mesmo, sangue, a graça dos filhotes já está presente nas imagens especialmente realizadas para o documentário Extraordinary Animals in the Womb, transmitido pelo canal britânico de televisão National Geographic.
Mas a intenção dos cientistas ingleses que realizaram as imagens vai muito além do interesse televisivo. Combinando scanners de ultrassom tridimensionais, computação gráfica e microcâmeras, eles estão em busca de conexões entre o comportamento dos animais dentro do útero e suas estratégias de sobrevivência após o nascimento. E acabaram de desenvolver um belo instrumento para as pesquisas.