Dez conselhos para uma decoração de natal perfeita

Thinkstock/Getty ImagesThinkstock/Getty Images

Na hora de deixar a casa arrumada e pronta para receber a família no dia de natal, vale "quase tudo", segundo a empresária e decoradora Cecilia Dale. Todos querem fazer bonito e surpreender os amigos e parentes. Para isso, é preciso prestar atenção em alguns pontos simples, que podem deixar sua festa ainda mais bonita – e vão evitar desgastes de última hora.
Confira as dicas de três decoradoras para não errar na hora de fazer a comemoração perfeita.

Não faça nada muito complicado

A decoradora Amelinha Amaro diz que a simplicidade é o principal ingrediente de uma comemoração de sucesso. Não há necessidade de complicar nem na hora de decorar a casa, nem no momento de preparar a ceia. "Evite fazer uma decoração com flores frescas, que você precisa sair no dia para buscar. Se quiser alguma coisa fresca, use frutas. Ou pense em alguma flor que dure dias", diz Amelinha. É bom preparar tudo com antecedência e evitar qualquer compra no último dia. Se puder, deixe a mesa montada bem antes da ceia. Senão, já separe a louça que será usada. O mesmo vale para a refeição. "Monte seu cardápio com pratos que não sejam muito complicados, principalmente se você não tiver ajuda", aconselha a decoradora.
Mais Brasil, menos Estados Unidos

A maioria dos filmes natalinos são feitos nos Estados Unidos, onde a festa é comemorada no inverno. Os bonecos de neve, cachecóis com desenhos de renas e lareiras acesas são lindas, mas não combinam muito com nosso clima. A decoradora e especialista em arranjos florais Chris Lobão diz que é possível fazer uma bela decoração com inspiração tropical. "É possível fazer arranjos dentro de cocos. Depois de tomar a água, aproveite o buraquinho para colocar uma flor uma folhagem, que fica lindo. Dá para criar uma decoração comestível, também com frutas", diz Chris.

Aposte nas tradições

Para Cecilia Dale, decoradora especialista em natal, duas coisas são indispensáveis: uma árvore e uma guirlanda. O tamanho da árvore não importa, desde que ela tenha um papel importante na decoração. E a guirlanda ainda carrega uma rica simbologia. "Hoje em dia, a guirlanda ainda resgata o significado ancestral de símbolo de boas-vindas, de proteção e de abundância. Colocar uma guirlanda na porta de casa é sempre uma visão carinhosa de boas intenções, representando paz, prosperidade, evolução e recomeço", diz Cecilia. Se não for possível pendurá-la na porta de casa, dá para colocar a guirlanda em cima de uma lareira ou na própria parede.
Não esqueça das crianças

Para que nada prejudique a alegria das crianças na noite de natal, é melhor tomar algumas precauções com bastante antecedência. Quando montar a árvore, tenha certeza de que todos os fios dos pisca-piscas estejam fora do alcance. As tomadas também devem ser tampadas. É bom tomar cuidado com enfeites pesados. Se colocados nas partes mais altas da árvore, podem cair e machucar. Na hora de preparar a mesa, evite usar toalhas muito compridas, porque uma criança pode puxar e derrubar tudo.

Enfeites novos

Antes de sair em busca de novas decorações para sua árvore de natal, pegue todos os seus enfeites e coloque tudo em cima de uma mesa. É bem provável que novas compras sejam desnecessárias. "É importante fazer um plano do que você já tem. Os buracos na árvore podem ser preenchidos com laços, que fazem uma decoração linda, ou desenhos e trabalhos das crianças", diz Chris Lobão.

Cuidado com montagem dos pisca-piscas

Se você for fazer um desenho com seus pisca-piscas, preste atenção com as luzes que piscam, para que uma parte não fique apagada e não complete o desenho. Se for instalar as luzes na varanda ou na janela, vale checar se o condomínio tem alguma restrição para decorações do tipo. Antes de começar a montar a iluminação, tenha certeza que todas as luzes estão funcionando.

Pets e enfeites

Se você tem gatos ou cachorros em casa é preciso ter atenção redobrada à decoração de Natal. Evite deixar bolas, laços e outros apetrechos em uma altura em que eles possam alcançar. Assim, você protege a sua decoração e o seu animal.

Cuidado com velas acesas

"Um natal tem que ter velas, porque luz é tudo o que a gente deseja para o ano novo", diz Chris Lobão. Mas elas exigem alguns cuidados adicionais. Mantenha a decoração longe das crianças, para evitar qualquer acidente. E fique atento para não deixar velas acesas perto de toalhas ou arranjos florais.

Não misture os temas

Para Cecilia Dale, não se deve misturar temas ou lendas diferentes. "Por exemplo, um tema bastante religioso não combina com enfeites barulhentos e coloridos. Melhor usar velas e enfeites como ramos e pinhas, que são mais neutros", diz Cecilia. O tema também tem relação com quem estará presente no dia de natal. "Se sua família tem muitas crianças, temas coloridos e divertidos são sempre um sucesso".

Evite programar eventos externos

Com o clima instável de hoje, é melhor evitar qualquer atividade externa. Sempre existe o risco de uma chuva indesejável estragar o evento planejado. "Não programe nada sem ter ao menos uma ideia de como vai ser o tempo", diz a decoradora Amelinha Amaro. Veja a previsão com bastante antecedência e prepare um "plano b" para qualquer eventualidade.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos