Embaixador espanhol se encanta com as belezas de Alagoas

Ascom/SeturAscom/Setur

O embaixador espanhol no Brasil, Manuel de la Cámara Hermoso, disse ontem (3), durante reunião na Secretaria do Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplande), que está impressionado com as belezas naturais de Alagoas. Hermoso chefiou a missão de técnicos da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) que está em Alagoas analisando os investimentos de R$ 18 milhões que a instituição fez em áreas como turismo, agricultura, pesca, gestão pública, meio-ambiente e ciências e tecnologia.
Na área do turismo, a AECID investiu cerca de RS 1,4 milhão no fortalecimento de doze municípios na região do São Francisco, com ações como o estudo de demanda e do zoneamento turístico, fortalecimento e consolidação do destino e criação da marca e do portal de internet “Caminhos do São Francisco”. “Fiquei impressionado com tudo que vi aqui no Estado, assim como na região do São Francisco. Alagoas é tudo o que a gente imagina: sol, coqueiros, brisa. Uma maravilha”, disse o embaixador, que sobrevoou no último domingo a cidade de Piranhas e os cânions do São Francisco.
Durante a reunião, coordenada pelo secretário do Estado de Planejamento, Luiz Otavio Gomes, a secretária adjunta de Turismo, Raquel Tenório, agradeceu o interesse da AECID em investir na região do São Francisco. “A agência mostrou ao empresariado local que é preciso acreditar em nosso potencial turístico. O turismo é um agente modificador, e esse investimento provou isso. Hoje, a região está dotada de uma infraestrutura turística muito boa”, afirma Rachel.
Raquel fez questão de salientar ao embaixador que o turismo está de portas abertas para novos investimentos da agência. “A Setur anuncia de antemão que pretende fazer novas parcerias, seja na região do São Francisco, seja em qualquer outra área”, disse.
As apresentações dos resultados dos projetos foram encerradas à noite com o Encontro Gastronômico “Inserções das Cadeias Produtivas Apoiadas pela Cooperação Brasil-Espanha em Alagoas”, realizado no Espaço Gourmet do Restaurante Carne de Sol do Picuí. O evento foi marcado pelo lançamento das publicações referentes aos projetos apoiados pela cooperativa internacional.
Lançado em maio de 2013, o livro “Zoneamento Turístico do Baixo São Francisco” apresenta os resultados das ações desenvolvidas pelo projeto de Dinamização do Turismo e Sustentabilidade Ambiental do Baixo São Francisco. Os trabalhos foram realizados por técnicos do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo e dos órgãos municipais de turismo das cidades do Baixo São Francisco. As pesquisas foram iniciadas em 2011 e concluídas em 2012, sendo apresentado para avaliação final em março de 2013.
Jannyne Barbosa, coordenadora do projeto pelo IABS, contou que este é o primeiro livro da série de dinamização do turismo. “O objetivo é divulgar as ações desenvolvidas naquele território, tornando-se uma ferramenta para nortear o desenvolvimento, mas até o segundo semestre de 2014 queremos apresentar um novo exemplar”, explicou.
Além da gastronomia local, oferecida pelo anfitrião da noite, o chef Wanderson Medeiros e seu convidado, chef Jonatas Moreira (Akuaba), o Encontro Gastronômico possibilitou aos espanhóis conhecerem a receptividade do povo alagoano.

Fonte: Ascom/Setur

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos