Serviço de Convivência transforma realidade de crianças e adolescentes

AssessoriaServiço de Convivência transforma realidade de crianças e adolescentes

Serviço de Convivência transforma realidade de crianças e adolescentes

Abrir as portas para a participação cidadã e combater a segregação de crianças, adolescentes e adultos. Este é apenas um dos papéis do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) que, aliado ao Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), promove atividades para o fortalecimento da ligação familiar.

“O trabalho do Serviço de Convivência se torna importante porque a gente consegue trabalhar, de forma eficaz, nossas crianças e adultos. O reflexo desse trabalho a gente pode ver na comunidade”, disse Andreia Gondim, coordenadora do Núcleo do Serviço de Convivência da Orla Lagunar.

Andreia fala com orgulho de uma fase que ela chama de “transformação”, vivida atualmente no núcleo que coordena. Ela destaca a responsabilidade com a retirada de crianças e adolescentes da situação de vulnerabilidade social, desde o reordenamento do antigo Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) para o Serviço de Convivência.

“Hoje nós atendemos 173 crianças e adolescentes e estamos nos preparando para atender idosos”, destacou a coordenadora.

Um dos trabalhos de construção de vínculos com as crianças e adolescentes da região da orla lagunar é a oficina de Maculelê e Capoeira. O trabalho, conduzido pelo professor Ivanildo Santos, conseguiu mostrar outra realidade aos usuários que, por causa de alguma situação de risco, muitas vezes chegam ao núcleo desmotivados.

“Trabalhar a autoestima deles me deixa sem palavras”, disse o Mestre Besourão, como é mais conhecido o professor Ivanildo.

“Lembro que uma vez fui apresentado a uma criança que havia passado por uma situação difícil em casa. Ela estava totalmente fragilizada, não queria contato com ninguém. Aos poucos ela foi se aproximando, batendo palmas e hoje é uma das mais disciplinadas do Maculelê”, contou Mestre Besourão.

A secretária de Assistência Social de Maceió, Juliana Vergetti, destacou outras atividades realizadas dentro do núcleo como oficinas recreativas e culturais, que promovem a leitura e a inserção social. “Atualmente temos sete núcleos do Serviço de Convivência em Maceió. Em todos eles são desenvolvidas atividades de grande importância, que promovem a melhoria da qualidade de vida, o compromisso com a formação social dos futuros cidadãos e a assistência a melhor idade. Tudo isso visando o fortalecimento do vínculo familiar”, completou.

O núcleo do SCFV Orla Lagunar está localizado na Rua Agnelo Barbosa, 527, no bairro do Prado. Para participar das atividades basta procurar uma das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos