Governador anuncia pagamento do 13º salário para quarta

Alagoas24HorasGovernador Teotonio Vilela Filho concedeu entrevista à imprensa

Governador Teotonio Vilela Filho concedeu entrevista à imprensa

No retorno às atividades, após licença médica de vinte dias, o governador Teotônio Vilela Filho anunciou, em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (16), o pagamento do 13º salário dos servidores do Estado, na próxima quarta-feira (18). À imprensa, o governador também falou sobre segurança, obras, entre outros temas que chamam atenção em Alagoas.

Segurança

Sobre as reivindicações que os policiais militares vêm fazendo ao Estado, o governador disse que já falou diversas vezes que tanto os Policiais Militares, como os Civis recebem salários acima da média do Nordeste. “Os policiais de Alagoas têm um salário que fica acima da média do Nordeste. Isso já foi falado várias vezes em reuniões com eles, embora haja um comprometimento de realinhamento do valor. Mas a Lei de Responsabilidade Fiscal impede este realinhamento, pelo menos por enquanto”, disse o governador.

Na semana passada, durante assembleia, lideranças militares fizeram uma tabela de equiparação dos salários e decidiram só irem para as ruas com, no mínimo, três policiais em cada viatura; decidiram que os Grupamentos Militares do interior só funcionariam com, pelo menos, cinco policiais, além do aquartelamento feito no Batalhão de Polícia de Eventos de Maceió e do 6º BPM, em Maragogi. Questionado sobre como resolver a situação dos militares, o governador afirmou acreditar no diálogo que sempre existiu com a categoria.

“Dialogar e continuar acreditando no espírito cívico dos militares. Eu acredito muito na Polícia Militar e contamos sempre com a maioria que consegue avançar e construir junto conosco”, disse Vilela.

Teotonio destacou ainda os investimentos que vêm sendo feitos na Segurança do Estado, ressaltou a importância do Plano Brasil Mais Seguro e anunciou novos equipamentos para melhorar a Segurança no Estado. “São R$ 150 milhões investidos este ano e em 2014. Está mal informado quem diz que o Brasil Mais Seguro não deu certo. Ele ainda não deu os resultados que nós queremos, mas foram mais de duas mil prisões este ano, operações que acontecem semanalmente, a perícia consegue chegar nos locais de crimes mais rapidamente. Nos próximos quarenta dias mais áreas começam a ser videomonitoradas, trinta novas bases de polícia comunitária serão construídas em Maceió e no interior. E em breve teremos mais mil policiais militares nas ruas”, acrescentou.

Em relação aos números da violência divulgados pela OAB, que são maiores que os apresentados pelo Governo, Vilela disse não ter visto os dados, mas foi enfático ao afirmar que os números divulgados pelo Estado são do Ministério da Justiça, que acompanha o Plano Brasil Mais Seguro.

“Não vi os números da OAB, mas este Governo não mascara informações e não manipula dados. Todos os números divulgados pelo Governo, seja na Saúde, Educação ou Segurança, são dados reais e transparentes”, afirmou.

Saúde

Os problemas na saúde e as revindicações dos servidores por melhores salários e condições de trabalho também foram questionados ao governador. Sobre o tema, Teotonio Vilela disse que investimentos estão sendo feitos para melhorar as condições de trabalho dos servidores e que os problemas na esfera municipal acabam sobrecarregando o Estado, principalmente no Hospital Geral do Estado. “Todos sabemos que não é fácil, mas estamos trabalhando. Na próxima quinta-feira (19) serão inaugurados mais 99 leitos no Hospital Geral do Estado, duas Unidades de Pronto Atendimentos (UPAS) estão sendo construídas aqui em Maceió e ficam prontas no final deste mês.”, disse.

Seca no Sertão

Questionado sobre o problema da seca no sertão do Estado, o governador afirmou que a questão da seca é prioritária. Teotônio anunciou a entrega de 86 poços artesianos até o mês de janeiro, 15 mil cisternas, em parceria com o Governo Federal, que serão construídas até o final de 2014, além da nova Adutora do Agreste, Adutora da Bacia Leiteira, e a construção da nova Adutora do Alto Sertão, que será em Delmiro Gouveia.

“Até o final de 2014, todas as casas das cidades do sertão e agreste terão água potável nas torneiras. São quatrocentos milhões de reais investidos em adutoras”, disse o Governador.

Sobre a redução dos carros-pipa, já que a Vigilância Sanitária exige que somente carros com tanque de inox sejam usados para o abastecimento, evitando assim a contaminação da água, Teotônio Vilela disse concordar com a determinação, mas reconhece que a quantidade de veículos que se enquadra nos critérios é pequena em relação à demanda. “As exigências são necessárias, principalmente devido aos problemas que tivemos com a saúde, mas é preciso ter um entendimento que os sertanejos necessitam de água e a demanda é bem maior que a quantidade de veículos consegue atender”, disse o governador.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos