Rui promete atenção especial para saúde e mobilidade em 2014

Alagoas 24 HorasAlagoas 24 Horas

O prefeito Rui Palmeira (PSDB) convocou, na manhã desta segunda-feira (23), em um hotel em Jatiúca, a bancada de vereadores do município para avaliar a gestão do município durante o ano de 2013. De acordo com Rui, o ano foi de "ajustes da máquina pública" e em 2014 deve ser dada uma atenção especial à área de saúde, que passou por dificuldades em seu governo, e à execução de obras que desobstruam o trânsito caótico de Maceió.

Entre os entraves enfrentados por Palmeira, esteve a falta de medicamentos e estrutura que forçou o prefeito a decretar estado de emergência por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A situação já era delicada por conta da recente saída do ex-secretário João Marcelo Lyra que alegou não conseguir conciliar seu cargo de oftalmologista com a Secretaria.

“É um ano de ajustamento da máquina pública, pois tivemos dificuldade em várias áreas por causa de contratos e, em 2014, vai ser tudo diferente porque já adiantamos muito. Na saúde, por exemplo, todo pagamento era feito de boca e de modo informal e ajustamos isso”, avalia Rui que disse estar satisfeito com substituição de João Marcelo por Jaelson Gomes.

Além da saúde, Rui comentou sobre as diversas ordens de serviço que assinadas durante o ano. De acordo com ele, a Prefeitura está focada em dois convênios firmados com o governo federal: A construção da Avenida Josefa de Melo – que ligará Cruz das Alamas ao Barro Duro – e a Eco Via Norte que liga a Jacarecica a parte alta de Maceió.

“Temos várias obras a serem iniciadas em 2014. No caso da Cruz das Almas e da Eco Via Norte, ambas apresentaram problemas na concepção do projeto. Em Cruz das Almas a via foi pensada muito próxima ao mar, então estamos recuando essa via. Já na Eco Via Norte a área que foi desapropriada não está prevista no projeto”, diz Rui.

Para sanar os problemas, a Prefeitura estaria em busca de recursos junto ao governo federal sem se importar com partido de cada representante, como é o caso das parcerias firmadas com os deputados Maurício Quintella (PDT) e o senador Benedito de Lira (PP). “Solicitamos parcerias independentemente do partido, então a presença da bancada federal é fundamental e a tendência é que nas próximas eleições isso seja ampliado”, avisa.

Desta maneira, o senador Renan Calheiros (PMDB) já teria convocado o prefeito para anunciar a federalização da AL-101 Norte, que começa em frente ao novo shopping. O intuito é que o trecho se estenda até a divisa com o estado de Pernambuco.

Além das parcerias federais, Rui avaliou o investimento próprio do município na solução dos recorrentes problemas de trânsito na capital, são novas faixas para ônibus, sinalização e duplicações.

“Há ainda a Avenida Paulo Holanda que está prevista para o próximo ano. Ela vai ligar a Via Expressa até a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e deve tirar o fluxo da Avenida Durval de Goés Monteiro”, anuncia.

Outra obra que deve facilitar o trânsito na parte alta da cidade é a criação do binário na Santa Lúcia. “Hoje a Santa Lúcia é um corredor de ônibus importantíssimo para as pessoas que vivem naquela região e a via é muito estreita que possui mão e contramão”, avalia.

Todas as obras devem ser tocadas no decorrer de 2014.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos