Cerest Maceió atende trabalhadores de 28 municípios alagoanos

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) é um centro de referência técnica à saúde do trabalhador e uma unidade geradora de conhecimento. A unidade Maceió é responsável pela assistência de 28 municípios alagoanos localizados nas 1ª, 4ª e 5ª regiões administrativas.

O Centro tem como finalidade o bem-estar de trabalhadores urbanos ou rurais, individuais ou informais, ativos ou inativos com ou sem vínculo empregatício. A equipe é composta por médicos de saúde do trabalho, engenheiro de segurança do trabalho, técnico em segurança do trabalho, fonodióloga, fisioterapeuta, psicólogo e enfermeiras do trabalho trabalha com foco nas notificações que são repassadas pelas redes sentinelas.

As redes sentinelas em Maceió são Hospital Portugal Ramalho, Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital de Doenças Tropicais Doutor Hélvio Auto, Uncisal, Hospital Universitário (HU) e O Hospital Santa Casa de Misericórdia. “Essas redes devem notificar casos de pessoas que chegam a busca de atendimento, e passar os dados mensalmente ao Cerest, ressalta Teresa Karine Barbosa, médica do trabalho.

O foco do Cerest são registrar essas notificações enviadas pelas redes sentinelas e enviar ao Ministério da Saúde (MS). “Essas redes precisam notificar porque do contrário não receberão, assim como nós, recursos federais para projetos. É uma exigência do MS”, complementa a médica do trabalho, acrescentando que na sede do órgão na capital, localizado na Avenida Jatiúca, eles recebem também trabalhadores que precisam de acolhimento e orientações sobre como dar encaminhamento ao problema.

O Cerest dar destaque aos processos de promoção e vigilância à saúde de qualquer cidadão, assistência e orientação aos acometidos por acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho. É o órgão articulador e organizador das ações intra e intersetoriais, assumindo a retaguarda técnica, tornado-se pólo irradiador de experiências de saúde de caráter sanitário e de base epidemiológica.

O centro tem parceria com sindicatos, postos de saúde, escolas municipais, Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) da secretária de Saúde Municipal, Infraero, Sococo, entre outros. Ao todo a equipe oferecerá capacitação aos alunos das 146 escolas da capital. Nos colégios eles trabalham os professores e também os alunos. A equipe é formada por fisioterapeuta, que faz a parte de alongamento, respiração e exercícios, e a psicóloga que trabalha a parte teórica e prática das necessidades psicológicas de professores e alunos.

“Fazemos a prevenção e à promoção da saúde dos trabalhadores, pois a maioria das professoras e professores se afasta da sala de aula por estresse, ligado ao desenvolvimento do trabalho e LER e DORT, lesões de esforços repetitivos”, reforça a psicóloga do trabalho, Erivânia Ferreira. Ela acrescenta que este ano de 2013 só foi possível atender a vinte escolas. “No ano de 2014 estamos preparados para completar as 126”, enfatiza.

O atendimento as escolas municipais alcança também o pessoal da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “É um trabalho que exige mais da equipe porque há muito preconceito dos próprios alunos, que em sua grande maioria são funcionários de escolas, vigilante, ambulante, entre outros”, destaca o engenheiro do trabalho do Cerest, Paulo César.

Toda semana o pessoal do Cerest se divide para visitar os municípios interioranos ligados à regional de Maceió que abrange 28 cidades. Nos municípios eles realizam capacitação dos agentes que trabalham direta e indiretamente com as redes sentinelas. Os outros municípios são de responsabilidade do Cerest Alagoas (que fica com a maior parte), e o Cerest Arapiraca. Para saber mais informações, basta ligar para o Cerest: 3327-5146.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos