Rui Palmeira entrega certificados aos concluintes do Planteq

Secom/MaceióConcluintes do Planteq

Concluintes do Planteq

O momento é de realização para mais de 1.500 jovens inseridos no Plano Territorial de Qualificação (Planteq). Na manhã desta sexta-feira (27) foi preparada uma grande cerimônia para os concluintes. O prefeito de Maceió, Rui Palmeira participou da solenidade de entrega de certificados aos trabalhadores qualificados pelo plano. Em Maceió, o projeto é gerido pela Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes).

O auditório ficou repleto. Devido ao número expressivo de formandos, um aluno por curso subiu ao palco representando os respectivos colegas. Os novos pedreiros, pintores prediais, assentadores de pisos, encanadores, eletricistas, soldadores, caldeireiros, padeiros, confeiteiros, cabeleireiros, garçons, auxiliares de cozinha, auxiliares administrativos, recepcionistas, operadores de telemarketing, intérpretes de libras, instrutores de libras e camareiros receberam os certificados de conclusão de curso das mãos do prefeito e da secretária da Semtabes, Solange Jurema.

Em Maceió, essa primeira edição do Planteq ofereceu 19 cursos das áreas de Turismo, Comércio, Serviços e de Indústria da Construção Civil. A metodologia foi dividida entre teoria e prática e se estendeu por dois meses. Nesse período, os alunos receberam uma bolsa de auxílio, vale-transporte e lanche. O que evitou a evasão e foi uma das razões para o sucesso dos cursos.

Rui Palmeira salientou: “São recursos federais que vêm para o município e nós fazemos esse investimento na execução do programa”. O prefeito destacou que “as áreas nas quais eles foram capacitados são áreas de grande demanda e deve suprir a carência no mercado local. Essa oportunidade deve potencializar as chances desses jovens conquistarem seu primeiro emprego”. Ele também lembrou a chegada da empresa de call center do Grupo Almaviva que está se instalando em Maceió. 600 postos de trabalho já foram garantidos e absorveu profissionais formados pelo Planteq. “A previsão, a partir de janeiro, é que a empresa gere 3000 empregos diretos”, completou.

Os números são altamente satisfatórios: os 1540 alunos estavam distribuídos em 80 turmas, espalhadas por diversos bairros da capital. Dos concluintes, 50% já estão encaminhados no mercado de trabalho, 30% destes já estão com a carteira de trabalho assinada. Outros 20% já garantiram sua oportunidade de estágio. “Isso mostra a excelência desse trabalho, que é feito com extrema qualidade e que nós fizemos questão de acompanhar bem de perto. A grande luta agora é empregar a maioria absoluta desses jovens”, pontuou Palmeira.

Solange Jurema comentou: “A formatura desses 1540 jovens no Planteq representa uma esperança de uma vida melhor para eles que estão capacitados para entrar no mercado de trabalho, e para Maceió. Se a nossa juventude estiver empregada, trabalhando nós vamos diminuir o índice de violência e vamos melhorar a condição de vida da população”. Ela também reforçou que o Sistema Nacional de Emprego (Sine) da Prefeitura de Maceió, está de prontidão prestar assistência a esses novos profissionais.

“Nós estamos preparadas para entrar no mercado de trabalho” sentenciou Valméria Nogueira, articulada e comunicativa ela era uma das novas recepcionistas capacitadas pelo Planteq. Elas foram responsáveis por recepcionar o público que compareceu ao evento. Comprovando o nível da qualificação, durante a solenidade, eram os concluintes do curso de intérprete de língua brasileira de sinais que faziam a interpretação simultânea da libras.

O Planteq é voltado, sobretudo para os jovens em busca do primeiro emprego. É o caso de José Moura, com apenas 17 anos, ela era o mais jovem da turma do curso de Soldador. Recém-saído do ensino médio, ele é dinâmico e quer ir cada vez mais longe profissionalmente: “É a oportunidade para eu me qualificar em uma das áreas que está crescendo em Alagoas. Nos meus planos, pensava em seguir a profissão na área administrativa, mas acabei descobrindo um campo muito interessante no curso que acabei de fazer. Gostei muito”. Para ele, soldador é apenas o começo: “Agora penso em ingressar na próxima turma do curso de Telemarketing. Eu também quero a minha independência financeira.”.

Os cursos foram ministrados pelas seguintes entidades: Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento, Educação, Esporte e Cultura (Ipec), Associação Educacional e Assistencial Casa dos Amarelinhos (O Consolador), Associação dos Amigos e Pais de Pessoas Especiais (Aape), Instituto Ação de Desenvolvimento para a Cidadania (Iadec – Banco do Cidadão), e Instituto Vila Flor. Os trabalhadores deverão procurá-las a partir do dia 10 de janeiro para retirar seus certificados.

A formatura também comprova os resultados do plano Juventude Viva. A responsável pela execução do projeto, secretária Executiva do Gabinete do Prefeito, comemorou: “O grande norte do plano é a oportunidade. Me sinto muito feliz por ver que a maioria dos jovens concluintes são assistidos pelo Juventude Viva em sintonia com a Semtabes. E o plano é isso: articulação, integração e o jovem como prioridade”. Dirigindo-se aos trabalhadores ela salientou: “Vocês escolheram o caminho do bem. Escolheram se capacitar. É de vocês que a gente precisa para construir uma Maceió melhor”, finalizou Adriana.

O evento aconteceu no Espaço Recreativo Cultural do Serviço Social do Comércio (Sesc), no bairro do Poço. Participaram da solenidade também, as secretárias de Educação, Ana Dayse Dórea; de Turismo, Claudia Pessôa e de Assistência Social Juliana Vergetti. Estiveram presentes ainda o superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Alagoas, Israel Lessa; o presidente da da Fecomércio/AL,Wilton Malta e o diretor Regional do Sesc, Willys Albuquerque.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos