A pesquisa sobre o Índice de Confiança e Intenção de Compra do Consumidor de Maceió desenvolvida pelo Instituto Fecomércio/AL de Estudos, Pesquisas e Desenvolvimento (IFEPD), em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), demonstra que o consumidor da capital alagoana continua com a confiança em alta sobre a economia brasileira. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), que mede a confiança do consumidor na sua capacidade de compra e na situação econômica do país, cresceu novamente e atingiu a extraordinária marca de 151,5 pontos em janeiro de 2012. Em 12 meses, foi a primeira vez que este índice ultrapassa a casa dos 150 pontos, enquanto a média para o ano de 2011 alcançou 137 pontos. Este nível é um forte indicador que o consumidor continua muito satisfeito com sua situação econômica e financeira atual e confia plenamente no seu futuro.
O ICC é composto pelos Índices de Situação Presente do Consumidor (ISP) e de Expectativas Futuras do Consumidor (IEF). O primeiro avalia o momento para aquisição de bens duráveis e a situação financeira atual da família do consumidor em um período de tempo de no máximo 30 dias. O segundo mede as expectativas do consumidor, no horizonte dos próximos 12 meses, sobre o futuro econômico do país, a situação financeira da família do consumidor e, por sua vez, a situação em geral no Brasil.
Em janeiro de 2012, o ISP atingiu 147,9 pontos, muito acima da média registrada para todo o ano de 2011, 134,3 pontos. Por sua vez, o IEF chegou a 148 pontos no mesmo mês considerado, dez pontos a mais que a média registrada para todo o ano de 2011 que foi de 138,9%.
A pesquisa ainda revelou que 84% dos consumidores têm perspectivas muito favoráveis de adquirir algum bem de consumo durável e 87,3% consideram ótima e boa a situação financeira da família em comparação ao mesmo período do ano passado. Para os próximos 12 meses, essa percepção favorável atinge 93,8% dos consumidores entrevistados e 86,2% consideram que a situação econômica do país nos próximos 12 meses será ótima ou boa.
Para o IFEPD, esses indicadores refletem a situação favorável ao consumidor em termos perspectivas de emprego e renda, apesar da crise financeira internacional. No entanto, a pesquisa apontou que a taxa de intenção de compras para o mês de janeiro recuou consideravelmente, tanto em relação ao mesmo período do ano passado, quanto em relação a dezembro do mesmo ano, chegando a alcançar 41,1%, contra 62,1% e 75%, respectivamente.
Entre os principais itens que os consumidores estão dispostos a adquirir em janeiro destacam-se os produtos da linha branca que tiveram os impostos reduzidos mês passado pelo governo. Na lista figuram, portanto: vestuário (21,4%), calçados (16,9%), televisão (15,8%), geladeira (15,2%), celular (13,8%), móveis (11%), computador (10,6%), automóvel (10,3%), fogão (10,1%), máquina de lavar roupa (9,2%), micro-ondas (8,5%), imóveis (6,3%), aparelho de DVD (6,3%), câmera digital (5,5%), aparelho de som (5%), freezer (4,9%), motocicleta (2,7%) e MP3/MP4 (2,2%).
Acesso a pesquisa completa consultar o site http://www.fecomercio-al.com.br/ifepd/
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