Começa operação para retirada de combustível do cruzeiro naufragado

Empresa holandesa avalia qual o melhor método para tirar 2.400 toneladas.

APImagem divulgada nesta terça-feira (24) pela Marinha italiana mostra mergulhadores trabalhando dentro do Costa Concordia

Imagem divulgada nesta terça-feira (24) pela Marinha italiana mostra mergulhadores trabalhando dentro do Costa Concordia

As operações para permitir que, nos próximos dias, comece a retirada do combustível do cruzeiro Costa Concordia começaram na manhã desta terça-feira (24).

O pessoal técnico da empresa holandesa Smit Salvage, encarregada de bombear o combustível, vai examinar todas as opções para extrair da maneira mais segura as quase 2.400 toneladas de combustível que estão nos 23 tanques do navio, acidentado em 13 de janeiro próximo a ilha de Giglio.

"As operações preliminares começam agora. Isso significa que os mergulhadores da empresa farão suas próprias operações submarinas, o que provavelmente tomará dois dias", disse o engenheiro Claudio Chiavacci.

Paralelamente aos preparativos para o bombeamento, vão continuar as operações de buscas dos cerca de 20 desaparecidos no naufrágio, que já teve 15 mortos confirmados até agora.

Na segunda-feira, a Guarda Costeira da Itália divulgou um vídeo feito por mergulhadores que mostra o que teria sido o primeiro ponto de impacto entre uma rocha e o cruzeiro Costa Concordia.

O vídeo mostra mergulhadores se movendo em torno de uma rocha pontuda, com metal retorcido e o que parecem ser peças do navio ao seu redor.

Fonte: G1, com agências internacionais

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos