Falso tenente da Polícia Militar é preso pela 3ª Companhia

3º BPMFalso tenente da Polícia Militar é preso pela 3ª Companhia

Falso tenente da Polícia Militar é preso pela 3ª Companhia

Nesta quarta, por volta do meio-dia, policiais da 3ª Companhia de Girau do Ponciano, área do 3º BPM, prenderam Edilânio Farias dos Santos, 21 anos, residente no povoado Mata Limpa, na zona rural de Lagoa da Canoa. Ele se apresentava na localidade como tenente da PM e portava uma arma de fogo.

Populares informaram aos policiais de Lagoa da Canoa que um homem estaria se passando por um oficial da Polícia Militar de Alagoas e dizendo também que iria comandar o GPM daquele município.

A guarnição informou à 3ª Cia, em Girau, que deslocou-se até o povoado para averiguar a denúncia. Ao chegar á casa do acusado, e ao questioná-lo sobre o assunto, o mesmo informou ser policial militar. Ao ser solicitado que apresentasse sua identidade funcional, o acusado tentou evadir-se pelos fundos da residência com uma arma de fogo em punho, mas sendo imediatamente interceptado pelos militares.

Edilânio Farias portava uma Pistola Taurus 765, carregada com 13 munições intactas. Com ele também foram encontrados alguns equipamentos utilizados pela polícia, e um demonstrativo de pagamento da Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde o mesmo havia servido em 2009, como soldado temporário, programa que recruta jovens até 18 anos para o trabalho administrativo nos quartéis da PM.

Para chegar ao posto de Tenente PM, é necessário frequentar o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar, que tem duração de três anos, onde após o término o cadete se torna Aspirante a Oficial. Somente após um interstício de seis meses a um ano, o Aspirante é promovido a 2º Tenente, posto que o acusado se dizia possuir com apenas 21 anos de idade.

O acusado foi conduzido à delegacia de polícia local, onde foi autuado em flagrante delito por crime de falsidade ideolígica (Artigo 299 do Código Penal Brasileiro) e porte ilegal de arma de fogo (Artigo 14 do Estatuto do Desarmamento). Também foi apreendido um veículo VW Fox de cor vermelha e placa de São Paulo DWQ-8947, de sua propriedade, que foi notificado e conduzido ao GPM por encontrar-se em situação irregular.

Fonte: 3º BPM

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos