Clubes europeus têm marcas mais valiosas que os brasileiros

R7R7

Apesar da crise na Europa, evidenciada pela falta de contratações de peso na última janela de transferências, os clubes do Velho Continente continuam valendo muito mais que os brasileiros. Estudo divulgado nesta quarta-feira (1º) pelo Brand Finance mostra que o time europeu de marca mais valiosa é o Manchester United, avaliado em R$ 1,129 bi, cerca de R$ 262 milhões a mais que o Corinthians, que liderou levantamento semelhante entre os brasileiros em 2011.

O estudo das marcas de clubes na Europa considera pontos como sucesso em campo, vendas de ingressos, acordos comerciais, força financeira e alcance global da marca no ano passado. Curiosamente, o Barcelona, que ganhou tudo na temporada passada, está na terceira posição, com o valor de 467 milhões de euros (R$ 1,067 bilhão). Justamente atrás do rival Real Madrid, que vale 477 milhões de euros (R$ 1,090 bilhão).

A lista evidencia o abismo financeiro que ainda reina entre o mercado nacional e o europeu. Para se ter uma ideia, o Schalke 04, que ocupa a 312ª colocação em valores de marca no Velho Continente, vale 100 milhões de euros (R$ 228 milhões). O equivalente na mesma posição no Brasil é o Botafogo, valendo R$ 90,7 milhões.

Fonte: R7

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos