Maceió disputa vaga para subsede da Copa 2014

Uma comissão do Ministério dos Esportes realiza vistoria na capital.

Alagoas24HorasÁlvaro Machado, secretário do Gabinete Civil

Álvaro Machado, secretário do Gabinete Civil

Uma comissão formada por três integrantes do Ministério do Esporte esteve nesta sexta-feira, dia 10, no estádio Rei Pelé para vistoria das condições do estádio. O objetivo é definir quais cidades brasileiras se tornarão as 31 subsedes da Copa do Mundo de Futebol 2014. Maceió concorre agora com outras 170 cidades para se tornar centro de treinamento durante os jogos.

O resultado da pré-seleção só será anunciado em 2014 e não é o governo quem escolhe a seleção que vai para cada cidade e sim a própria seleção. Maceió é cotada até o momento para abrigar apenas uma seleção, mas a briga é para que pelos menos duas fiquem em terra alagoana. As informações são de Vitor Palmeiras, assessor especial do Ministro dos Esportes, o alagoano Aldo Rebelo.

Vitor disse também que o encontro entre o governador Teotonio Vilela Filho e Aldo Rebelo, ocorrido há 15 dias, impulsionou a escolha da cidade como uma das subsedes. “Pelo menos 90% das exigências são atendidas pela cidade. As outras 10% não impedem a escolha”, informou o assessor especial.

O secretário adjunto de Esporte, Jorge VI, se disse otimista quanto às chances de Maceió se tornar um centro de treinamento para a Copa do mundo de 2014. Segundo o secretário, das 500 perguntas do questionário de exigências, Maceió foi aprovada em mais de 400.

Jorge VI também admitiu que a cidade apresenta algumas dificuldades, ‘mas nada que impeça de ser uma das escolhidas’. A capital alagoana concorria com outras 500 cidades e alguns dos pontos fortes que a fez chegar até está fase da disputa são os apoio de ‘peso’ para sua escolha. “Além do próprio Ministro do Esporte, Aldo Rebelo, o próprio Governo Federal tem se mostrado tendencioso a manter a cidade entre as subsedes. Isso sem contar com o apoio de Marta e Pelé”, comentou Jorge VI.

Álvaro Machado, secretário do Gabinete Civil, lembrou que até uma amostra da grama do estádio foi levada por técnicos em visita anterior. “É uma avaliação rigorosa, até um pouco da grama foi levada para estudo, mas temos a grande vantagem de termos o único estádio que possui um hospital tão próximo (referindo ao Hospital Geral do Estado) e três hotéis padrão cinco estrelas a pouco mais de 20 minutos do Rei Pelé”, pontuou Machado, que ainda ressaltou que questões como segurança pública e saneamento básico também são analisas pela equipe.

“Sabendo disso, nós estamos investindo muito em saneamento básico. Boa parte dos investimentos será feita com verba estadual e municipal, mas o governo federal também deverá contribuir”, concluiu Machado.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos