Águas Superficiais de Alagoas terão sua qualidade avaliada

Ascom SemarhAscom Semarh

Técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA) estiveram em Alagoas esta semana para consolidar o Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas (PNQA) no Estado. Nas reuniões, que aconteceram nas últimas quinta (9) e sexta-feiras (10), foi debatida a logística do programa, que avaliará a qualidade das águas superficiais em todos as unidade federativas.

Durante este ano, será avaliada toda a logística para que o PNQA possa ser colocado em prática em 2013. Em Alagoas, serão 26 pontos de coleta e mais outros 18 nas divisas com outros estados. O material recolhido será enviado a laboratórios do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para que seja feita a análise.

Os resultados serão enviados à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que ficará encarregada do processamento dos dados obtidos. As informações serão enviadas à ANA, que as disponibilizará para consulta em seu portal (http://www.ana.gov.br).

De acordo com a técnica da Semarh Aline Davino, o programa é um grande avanço na área de recursos hídricos. “O programa é pioneiro e vem sendo trabalhado desde 2008. Serão analisadas as águas superficiais de todo o País para levar à sociedade um conhecimento adequado da qualidade, de forma a contribuir com a gestão sustentável dos recursos hídricos”, ressaltou a técnica.

Em Alagoas, o Programa Nacional de Avaliação da Qualidade das Águas é uma parceria entre a ANA e a Semarh, o IMA e a Casal.

Fonte: Ascom Semarh

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos