Vilela discursa em sessão de abertura do ano na ALE

Embora estivesse prevista para acontecer nesta quinta-feira, 16, a primeira sessão ordinária de 2012 foi convocada somente para a próxima quinta-feira, dia 23, após o carnaval.

Priscylla Régia/Alagoas24HorasPriscylla Régia/Alagoas24Horas

O governador Teotônio Vilela Filho (PSDB) participou, na tarde desta quarta-feira, 15, da sessão solene que marcou a reabertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). Como acontece sempre na primeira sessão do ano, o governador usou a tribuna para apresentar em um longo discurso, um balanço, por área, do exercício de 2011 e o plano de governo para 2012.

Recebido calorosamente pelos parlamentares, o governador iniciou o discurso demonstrando que pretende manter uma relação de parceria entre os poderes executivo e legislativo: “É uma honra e uma alegria voltar a esta Casa para trazer meu plano de governo, já que tenho um respeito ao legislativo construído há gerações, pela genética da minha família”, disse, referindo-se ao avô, ao pai e a ele próprio, todos egressos do parlamento.

No balanço, Vilela falou sobre a atração de novos empreendimentos para Alagoas, entre eles o estaleiro Eisa, e apresentou números referentes ao turismo, ao aumento na geração de emprego e renda e as metas atingidas pelos programas sociais no Estado.

Em relação aos planos futuros, o governador foi otimista ao afirmar que pretende erradicar a pobreza extrema em Alagoas até o final de sua gestão.

Na sessão de hoje, a principal ausência foi a do vice-presidente da Casa, deputado Antônio Albuquerque (PTdoB), que acompanha de perto a recuperação do filho, Nivaldo Albuquerque Neto, internado no Hospital Arthur Ramos, vítima de uma tentativa de latrocínio (matar para roubar) no dia 3 de fevereiro deste ano.

Só depois do Carnaval

Embora estivesse prevista para acontecer nesta quinta-feira, 16, a primeira sessão ordinária de 2012 foi convocada somente para a próxima quinta-feira, dia 23, após o carnaval. Para adiar a data do retorno dos trabalhos legislativos, o presidente da ALE, deputado Fernando Toledo (PSDB) justificou que os parlamentares já estavam se organizando para os festejos de momo.

Após o carnaval, assuntos polêmicos devem ser colocados em pauta no plenário da Casa, a exemplo da eleição antecipada da Mesa Diretora (2013/2014), suspensa por determinação judicial; a Gratificação por Dedicação Excepcional (GDE); a violência que alcançou o filho do vice-presidente da Casa; e a ampliação do bloco de oposição a Fernando Toledo, que ainda alimenta o sonho de ocupar uma cadeira vitalícia no Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL).

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos