Projeto que acaba com ‘línguas sujas’ é entregue na Câmara

AssessoriaGalba Novaes explica como projeto será implantado

Galba Novaes explica como projeto será implantado

O presidente da Câmara Municipal de Maceió, Galba Novaes (PRB) se reuniu, na manhã desta segunda-feira (12), com representantes do trade turístico de Maceió para receber dos empresários do setor um projeto, de iniciativa privada, que visa acabar com as ‘línguas sujas’ das praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, em Maceió. Na semana passada, Novaes já havia articulado a verba para a realização do projeto, no valor de R$ 2 milhões, através de uma emenda individual, concedida pelo senador Fernando Collor de Mello.

Estiveram presentes na reunião, além do presidente da Casa, integrantes da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH/AL), Glênio Cedrim, presidente, Frederico Melo e Eduardo Tavares, o presidente e vice do Sindicato de Hotéis dos Restaurantes e Bares de Alagoas (SHRBS/AL), Waldir Santos e Carlos Gatto, respectivamente, e o senador Euclydes Mello.

Na ocasião, Glênio Cedrim explicou que não existem, em Maceió, ligações clandestinas de esgoto que deságuam no mar. O líquido das línguas sujas, segundo ele, é proveniente de águas pluviais e do rebaixamento do lençol freático. “Eventualmente quando ocorre o transbordo de alguma rede de esgoto e este, por sua vez, vai para a sarjeta e escorre para as galerias, é que os despejos entram em contato com o mar daquela região” – explicou o presidente da ABIH/AL.

O Projeto

De acordo com Carlos Gatto, a ideia de desenvolver o referido projeto surgiu há oito anos, através de pesquisas de satisfação realizadas com os turistas que frequentavam a capital alagoana. Há um ano a matéria foi elaborada e hoje aguarda apenas os trâmites burocráticos para ser posto em prática. “Com as pesquisas, vimos que o principal ponto que incomoda o turista são as línguas sujas. Muitos deles não sabem que aquele líquido que deságua no mar não é esgoto. Isto interfere diretamente no turismo dos hotéis, bares e restaurantes da região”.

Gatto explicou que com o projeto, elaborado por um engenheiro sanitarista, especialista da área, as línguas sujas serão esvaziadas antes de desaguarem no mar. “Contamos com a parceria da Casal que desviará para pontos estratégicos as línguas sujas. Esta é uma grande vitória para o setor turístico da cidade e, principalmente, para a sociedade maceioense, que é usuária assídua das praias da capital.Só temos que agradecer a todos pelo incondicional apoio” – disse.

O vereador Galba Novaes explicou como se dará, na prática, a concretização do projeto. “Será um projeto desenvolvido pela Secretaria de Infraestrutura de Maceió. O Poder Executivo entrará com a contrapartida e, em seguida, o montante de dois milhões será liberado. Caso haja necessidade, iremos pedir incremento ao senador Fernando Collor. Estamos confiantes de que, já este ano, nossas belas praias estarão livres daquele visual que manchava nossos cartões postais” – finalizou o parlamentar.

Fonte: Ascom Câmara

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos