Seguro desemprego só é liberado para trabalhador com dados atualizados no CNIS

Divergências são corrigidas pelo INSS, com prévio agendamento.

Para receber o seguro desemprego, os dados do trabalhador devem estar atualizados no Cadastro Nacional de Informações Sociais ( CNIS). Assim, a Gerência Executiva do INSS esclarece que todas as suas agências podem atualizar essas informações, com agendamento prévio, pelo telefone 135 e pela internet (www.mps.gov.br), na opção Acerto de Dados Cadastrais e Acertos de Vínculos e Remuneração. Nos últimos dias a agência do INSS Ary Pitombo, localizada no centro de Maceió, tem recebido uma grande demanda de trabalhadores para acerto de dados cadastrais, de vínculos e remunerações e não consegue atender a todos. Assim, o INSS recomenda que antes de ir a uma agência, o trabalhador agende o atendimento.

O CNIS é um banco de dados do governo federal, que reúne informações dos trabalhadores brasileiros, como recolhimentos à Previdência Social, salário e vínculos empregatícios. Os dados são recebidos de diversas fontes.

Para não ocorrer problemas na concessão do seguro desemprego e dos benefícios previdenciários, o trabalhador pode acompanhar os seus dados cadastrais, vínculos e remunerações pela internet (www.mps.gov.br) no Extrato de Informações Previdenciárias. Desse modo, podem verificar, mensalmente, se o empregador está recolhendo suas contribuições, se o valor do salário informada está correto e, assim, solicitar que a empresa faça a correção ou inclusão de períodos que não constem do cadastro.

Para acessar o Extrato de Informações Previdenciárias é necessário ter uma senha, obtida nas agências do INSS. Esse serviço também deve ser agendado pelo telefone 135 e internet.

Os correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal podem obter o documento com os seus vínculos e remunerações nos caixas eletrônicos dos respectivos bancos ou nos respectivos portais na internet.

Fonte: Ascom

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