Edmundo, 40, faz festa de despedida e revê torcida

ESPNEDMUNDO

EDMUNDO

Juninho Pernambucano, Felipe e Edmundo contra o Barcelona de Guayaquil. A noite desta quarta-feira será de nostalgia em dose dupla para a torcida vascaína, que poderá rever o grande ídolo recebendo uma despedida oficial do futebol aos 40 anos de idade e de quebra relembrar a decisão da Copa Libertadores de 1998, quando o clube carioca venceu os equatorianos e conquistou a América.

Edmundo, que voltou a treinar nos últimos dias para melhorar a condição física para o amistoso, não estava naquela final. Depois de ser o protagonista do título brasileiro de um ano antes, o atacante seguiu para a Fiorentina, da Itália, e o ataque na maior conquista continental do Vasco foi formado por Donizete e Luizão – ambos marcaram gols, inclusive, tanto no jogo do Rio de Janeiro quanto na volta, no Equador.
Mas Edmundo pediu para enfrentá-los, a diretoria atendeu e o adversário estará em São Januário para participar da festa do tricampeão brasileiro, bicampeão paulista e ainda vencedor de um Carioca, um Rio-São Paulo e uma Copa América pela seleção brasileira. Mas se engana quem pensa que o "Animal" não está se importando com o placar do jogo.

"A festa vai ser no final, durante o jogo é como se fosse para valer. Principalmente porque a ideia é apagar a imagem de 2008 e fechar com chave de ouro: vitória, torcida contente e eu também. Seria frustrante para todos se o Vasco não conseguisse a vitória", disse o atacante depois do último treino que fez num time profissional de futebol.

Tamanha é a seriedade do nome da noite que o técnico Cristóvão Borges garantiu escalação de força máxima para o confronto. Mesmo desfalcando o treino, os poupados Dedé e Juninho devem ir para a partida.

"Se eu tivesse de dar um recado era parabenizá-lo por toda a carreira. Espero que essa seja uma noite de muitas alegrias, que ele aproveite muito e saia de São Januário feliz", disse Juninho, que ao lado de Felipe venceu o Barcelona há 14 anos.

No rachão pré-despedida, o time de Edmundo venceu por 4 a 3, com gols de Rodolfo, Alecsandro, Felipe e Fabrício. A tendência é que o time vá a campo com Fernando Prass; Fagner, Dedé, Renato Silva e Thiago Feltri; Romulo, Juninho, Felipe e Edmundo; Eder Luis e Alecsandro. Já os visitantes chegaram ao Rio com um elenco reserva e o convidado especial Nicolás Ascencio, vice-campeão em 1998.

Veja a ficha técnica da final da Copa Libertadores em 1998:

Barcelona 1 x 2 Vasco
Luizão, Donizete e De Avila

Barcelona: José Cevallos, Jimmy Montanero, Raúl Noriega (Washington Aires), Holger Quiñonez, Luis Gómez, Marcelo Morales, Héctor Carabalí, Nicolas Asencio, Fricson George, Anthony de Avila, Agustín Delgado.

Vasco da Gama: Carlos Germano; Vagner, Odvan, Mauro Galvão e Felipe; Luisinho, Nasa, Juninho e Pedrinho (Ramon); Donizete e Luizão (Alex).

A carreira de Edmundo:
1992 – Vasco
1993-95 – Palmeiras
1995 – Flamengo
1996 – Corinthians
1996-97 – Vasco
1998-99 – Fiorentina
1999-2000 – Vasco
2000 – Santos
2001 – Napoli
2001 – Cruzeiro
2001-02 – Verdy Tokyo
2003 – Urawa Red Diamonds
2003 – Vasco
2004 – Fluminense
2005 – Nova Iguaçu
2006-07 – Palmeiras
2008 – Vasco

Títulos
Campeão Brasileiro 1993, 94 e 97
Campeão Paulista 1993, 94
Campeão Carioca 1992
Torneio Rio-São Paulo 1993
Copa América 1997

Fonte: ESPN

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos