Após nova fuga de presos, deputados criticam Sistema Prisional

O tema segurança pública voltou a ser debatido na tarde desta quinta-feira, 29, na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). Primeiro a usar a tribuna, o deputado Dudu Holanda (PSD) repercutiu a fuga dos reeducandos do Sistema Prisional ocorrida ontem à noite, levando pânico a alunos, docentes e servidores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que teve as aulas suspensas.

O parlamentar cobrou do Poder Executivo maiores investimentos na área de segurança pública, criticou a superlotação do Presídio Baldomero Cavalcanti, onde haveria um excesso de 700 reeducandos, e o fato de o presídio reunir presos de todos os tipos, como policiais militares e civis e até delegados. “Como os policiais podem ser colocados junto aos bandidos que prenderam?”, questionou.

“Estão tratando seres humanos como bichos”, frisou Holanda, acrescentando que a Assembleia irá cobrar do governo do Estado soluções para os problemas do sistema prisional, a exemplo da construção de novos presídios.

Em apartes, os deputados Ronaldo Medeiros (PT) e Jefferson Morais (DEM) concordaram com o pronunciamento do colega. “É péssimo o atendimento aos presos do sistema carcerário. É preciso o Estado oferecer dignidade e investir em educação. Se o governo investisse em educação não teria que se preocupar com a superlotação nos presídios”, disse Medeiros.

Também em aparte, o deputado Joãozinho Pereira (PSDB) defendeu o governo Teotônio Vilela Filho (PSDB), do qual pode ser o próximo líder na Casa de Tavares Bastos. “O governador tem se empenhado para reverter a situação da segurança pública do Estado”, afirmou, citando como exemplo o investimento de cerca de R$ 5 milhões para a construção da nova sede do Instituto Médico Legal (IML) de Maceió.

Proteção Animal

Ainda na sessão de hoje, foi aprovado, por unanimidade em primeira votação, o Projeto de Lei do deputado Ronaldo Medeiros que dispõe sobre a proteção e defesa dos animais e o controle de reprodução de cães e gatos encontrados nas ruas em Alagoas.

Fonte: Com Sessão Pública

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos