Deputados criticam atendimento e cobram explicações de planos de saúde

Depois que o deputado Judson Cabral (PT) usou a tribuna da Casa para denunciar o mau atendimento prestado pelo Hospital Geral do Estado (HGE), citando especificamente o caso do gari Pedro Bernardo da Silva Filho, que teve a perna amputada após ser atropelado, outros parlamentares usaram a tribuna para criticar também os serviços prestados pelos planos de saúde privados em Alagoas.

Primeiro a falar, o deputado Jeferson Moraes (DEM) criticou as dificuldade que enfrentou na Unimed para uma simples marcação de consulta. “Se eu tivesse um problema mais grave, poderia correr um risco maior”, disse, acrescentando que também teve dificuldades para marcar e conseguir do plano de saúde a aprovação para a realização de exames.

“Se quem possui plano de saúde tem essa dificuldade de ser atendido, imagine quem depende exclusivamente do sistema Único de Saúde. A população padece muito em relação à saúde pública e privada, por isso, temos que fiscalizar e debater sobre esse assunto, que é de interesse coletivo", finalizou.

Em aparte, o deputado Inácio Loyola (PSDB) disse que, recentemente, também passou por problemas de saúde e, quando mais precisou do plano privado, teve que esperar mais de quatro horas para ser atendido no hospital. "Acho que a Comissão de Saúde dessa Casa deve convidar os representantes desses planos para explicar porque tamanho desserviço a sociedade alagoana”, sugeriu.

Também em aparte, Judson Cabral, lembrou que assim como a saúde pública, os planos privados também devem prestar um bom serviço ao usuário que paga caro por eles. "Saúde é um direito de todos e essa Casa deve participar desse debate para melhorar o atendimento em todas as áreas", frisou.

Em maio de 2010, o Alagoas24horas já relatava os problemas enfrentados pelos usuários da Unimed, um dos maiores planos de saúde privada de Alagoas. Desde então, já eram constantes as queixa em relação a demora no atendimento, falta de vagas no hospital e até maus-tratos, problemas antes restritos ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Na ocasião, o superintendente do Procon, Rodrigo Cunha, afirmou que os planos de saúde estão entre os assuntos mais reclamados no órgão em Alagoas e orientou que os usuários formalizem as denúncias no Procon, entre as 8h às 14h.

Fonte: Com Sessão Pública

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