Aprovado PL que cria Região Metropolitana do São Francisco

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (10), foi aprovado por unanimidade o projeto de autoria do deputado Ronaldo Medeiros que dispõe sobre a criação da Região Metropolitana do São Francisco– RMSF que será composta pelos municípios de Penedo, Piaçabuçu, Feliz Deserto, Igreja Nova e Porto Real do Colégio, haja vista, serem os municípios relacionados todos contíguos e, pelo presente projeto poderão desfrutar de serviços e infraestrutura comuns.

“A principal vantagem da criação dessa Região Metropolitana é que problemas comuns aos municípios contíguos podem ser melhor resolvidos com soluções conjuntas, como transporte, destinação do lixo orgânico e de reciclagem, programas habitacionais e outros”, ressaltou o deputado Ronaldo Medeiros.

De acordo com o presente projeto haverá uma série de benefícios com a criação da Região Metropolitana do São Francisco. Entre eles, está o fato do Governo Federal considerar as regiões metropolitanas prioritárias para investimentos. São as primeiras a entrar na lista do planejamento e destinação de recursos, outro aspecto apontado pelo levantamento é que os municípios considerados pequenos não podem fazer parte dos programas de habitação popular do Governo, como, por exemplo, o programa Minha Casa Minha Vida, por não contarem com uma população superior a 50 mil habitantes. Com esse projeto, a situação seria contornada, porque a região seria transformada em uma metrópole com 124.552 habitantes, segundo dados do Censo de 2010 do IBGE.

A criação da Região Metropolitana do Sertão vai permitir que a população da região possa começar a sonhar com avanços em todas as áreas, tais como segurança, educação, saúde, etc., podendo, inclusive, reivindicar a ampliação dos serviços de saúde, com a instalação de um hospital de referência para atender às demandas de todos os municípios integrantes da região.

Outro dado relevante é que a geração de emprego e renda será reforçada, haja vista que com a união dos municípios na região metropolitana, naturalmente haverá o fomento do desenvolvimento regional e não do desenvolvimento de cada município isoladamente.

Fonte: Ascom/Ronaldo Medeiros

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos