Vereador defende ‘nacionalização’ do debate sobre violência

O vereador destacou que vem trabalhando para voltar o olhar do país para a problemática, mas espera que ainda hoje a CEI da Violência seja oficializada.

Vereador Ricardo Barbosa
Vereador Ricardo Barbosa

Maceió vem ganhando destaque no cenário nacional e até mesmo internacional. Recentemente, a capital alagoana foi apresentada em um dos principais jornais italiano, La Repubblica, como a terceira cidade mais violenta do mundo. Enquanto isso, a Câmara Municipal de Maceió (CMM) vem tentando, desde fevereiro, instaurar uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para discutir o tema e apresentar um diagnóstico à sociedade.

Na manhã desta quarta-feira, 11, os vereadores voltaram a trazer o tema à tona. Desta vez, foi o vereador Ricardo Barbosa quem destacou que Maceió é a capital mais violenta do país e que a sua intenção é nacionalizar o debate e trazer entidades ligadas ao combate da violência e autoridades políticas nacionais para discutir o tema na casa.

Mas Barbosa enfatizou que a criação da CEI, apresentada em fevereiro deste ano, por Galba Novaes (PRB), ainda aguarda a sua oficialização. O vereador, que será o presidente da Comissão, destacou que já vem trabalhando e que no dia de ontem conversou com o consultor da CEI, o jurista Pedro Montenegro, e que aguarda oficializar as informações ainda hoje. “Conversei com Pedro Montenegro e esperamos desenvolver um excelente trabalho, mas espero que ainda hoje seja oficializada a Comissão, pois as informações só se tornam oficiais com a sua oficialização”, destacou.

Ainda na tribuna, o vereador apresentou os objetivos da Comissão, que segundo ele, vem sendo cobrada pela sociedade. De acordo com ele, o objetivo da CEI é realizar várias audiências públicas, a fim de ouvir a sociedade, intelectuais, profissionais da segurança pública, acadêmicos e as vítimas.

“Mas iremos concluir as investigações da CEI ouvindo os gestores da segurança pública. Além disso, pretendemos nacionalizar o debate, esperamos trazer órgãos nacionais para Maceió e discutir o tema, com o objetivo de trazer o olhar do Brasil para a capital”. O vereador se apresentou confiante e destacou que espera a aprovação do indicativo da CEI no dia de hoje.

Fonte: TV Assembleia

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos