INSS alerta segurados para tentativas de golpe

Dona Josefa Creuza, aposentada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sofreu uma tentativa de golpe esta semana. Recebeu a ligação de alguém que dizia-se consultor do Conselho Nacional da Previdência Social e afirmou que havia uma quantia de R$ 22 mil para ela receber do INSS, referente a um reajuste retroativo a 2000. O suposto consultor pediu à aposentada que retornasse a ligação. Desconfiada, ela procurou a Gerência para verificar a informação.

De acordo com o gerente-executivo do INSS, Edgar Barros, ultimamente, chegaram ao conhecimento daquele órgão alguns casos de aposentados que receberam ligação de pessoas que dizem que são do Conselho Nacional de Previdência Social e falam sobre valores a receber oriundos de ação na justiça. Edgar esclarece que o Conselho não trata diretamente com segurados e muito menos trata de assuntos relacionados a pagamentos, sendo as referidas ligações tentativas de golpe. O segurado que está na ativa ou aposentado deve ficar atento para não cair em golpes que são realizados pessoalmente, por telefone ou mesmo por correspondência.

O segurado deve ficar atento: o INSS não contata seus beneficiários por telefone. Em caso de revisão, o segurado recebe uma carta com as informações e o valor é pago junto ao valor mensal do seu benefício. Não é necessário efetuar depósitos, pagamentos ou até mesmo comparecer no INSS. Assim, o aposentado não deve passar nem confirmar seus dados por telefone ou pessoalmente, se for procurado em sua residência e, em hipótese alguma, deve efetuar depósitos bancários para receber supostos valores atrasados.

Edgar Barros alerta também sobre a ação de intermediários que prometem facilidades junto ao INSS. A concessão de benefícios previdenciários é feita constitucionalmente e gratuitamente pelo Instituto, sem necessidade de atravessadores.

Os serviços são oferecidos nas agências da Previdência Social, muitos com agendamento prévio pelos canais remotos, como a Central 135 e a internet. Qualquer dúvida do segurado pode ser tirada pelos operadores do telefone 135, cuja ligação é gratuita partindo de um telefone fixo, inclusive público, e ao custo de uma ligação local, se de um celular.

Fonte: Ascom INSS

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