Polícia Federal promove Operação Padrão no Aeroporto Zumbi dos Palmares

Priscylla Régia/Alagoas24HorasPolícia Federal realiza protesto no Aeroporto Zumbi dos Palmares

Polícia Federal realiza protesto no Aeroporto Zumbi dos Palmares

Policiais Federais alagoanos aderiram – nesta quinta-feira, 19 – a Operação Padrão realizada nos principais aeroportos brasileiros. No Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, os agentes federais abordaram passageiros a fim de orientar sobre a insegurança nos aeroportos além de checar as bagagens e documentação durante o embarque e desembarque.

O protesto também aborda a terceirização das funções próprias da Polícia Federal (PF). De acordo com o presidente da Associação dos Policiais Federais de Alagoas, Tomé Cavalcante, em alguns estados, as atividades da PF estão sendo exercidas por terceiros.

"A Constituição Federal diz que assuntos relacionados a imigração, ao passaporte e a autorização da entrada de estrangeiros devem ser feitos pela PF, mas o trabalho está sendo exercido por terceiros. Para o Governo Federal, essa é uma forma mais barata", afirmou Cavalcante.

Em Alagoas, o maior problema enfrentado pela PF é a falta de efetivo. No Aeroporto Zumbi dos Palmares, cada dia um policial federal trabalha em regime de plantão.

"Falta efetivo e a abertura do concurso público para 500 vagas de agente de polícia não supre a carência. Especialmente porque esses policiais irão para as áreas de fronteira que estão desprotegidas. O ideal seria pelo menos três mil homens. Estamos brigando por isso em Brasília", explicou Tomé.

A Operação Padrão acontece na maioria dos aeroportos brasileiros e até o momento, não afetou o embarque e desembarque dos passageiros, já que, não há registros de filas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos