Sesau mobiliza trabalhadores sobre prevenção de acidentes no trabalho

Diretoria Estadual de Vigilância à Saúde do Trabalhador realiza ação na quinta-feira (26), no Polo Industrial de Marechal Deodoro.

A Diretoria Estadual de Vigilância à Saúde do Trabalhador realiza na quinta-feira (26), uma Mobilização de Alerta na empresa Odebrecht, localizada no Polo Industrial José Aprígio Brandão Vilela, em Marechal Deodoro. Com o lema "Sua saúde é nossa melhor ferramenta de trabalho", a ação visa sensibilizar os trabalhadores da construção civil acerca da prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.

De acordo com a diretora estadual de Vigilância à Saúde do Trabalhador, Gardênia Santana, o profissional da construção civil foi a categoria escolhida pelo fato de apresentar o maior número de trabalhadores vítimas de acidentes graves, por ser um profissional em risco constante.

Segundo o Sistema Nacional de Agravos e Notificações (Sinan), no primeiro trimestre de 2011 foram contabilizados nove acidentes graves e 258 acidentes no total geral; já no primeiro trimestre de 2012, foram notificados 57 acidentes graves e 311 gerais.

"Os números apontam que está havendo uma maior consciência em relação à notificação. Os dados ainda se apresentam como uma subnotificação, porém, para se ter um perfil epidemiológico mais próximo da realidade, a mobilização visa reforçar o compromisso com a notificação para que as ações traçadas sejam baseadas em dados fidedignos", explicou a diretora.

Com foco na prevenção de acidentes e no profissional da construção civil, a mobilização, alinhada à Política Nacional de Saúde, é voltada para os profissionais de saúde e, principalmente, para o trabalhador.

Programação – A mobiliza começa às 7h e é voltada para 3 mil trabalhadores da Odebrecht, que vão participar de palestras sobre Acidente de Trabalho, Câncer de Laringe e Ruído no Ambiente de Trabalho.

Representantes do Tribunal Regional do Trabalho, Previdência Social, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) participam da ação.

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos